Caxias do Sul

Prefeitura de Caxias realiza obras em estradas de São Francisco de Paula

Maquinário e veículos da prefeitura sendo usados em São Francisco de Paula (Foto: Mauro Teixeira)
Maquinário e veículos da prefeitura sendo usados em São Francisco de Paula (Foto: Mauro Teixeira)

A localidade de Juá, que fica em São Francisco de Paula, recebe melhorias conduzidas pela prefeitura de Caxias do Sul. A inciativa, conduzida pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Smosp), deve encerrar os trabalhos até sexta-feira, dia 25.

Maquinário e veículos da prefeitura sendo usados em São Francisco de Paula (Foto: Mauro Teixeira)

A execução de cascalhamento, patrolamento e saídas de drenagem de água, vai percorrer 70 quilômetros de estradas principais e ramificações secundárias, de acordo com Leandro Pavan, secretário de obras de Caxias.

O município forneceu seis patrolas, 12 caminhões para espalhar brita, escavadeira, quatro carretas para logística e demais equipamentos. Sem contar a quantidade de carros oficiais que estão sendo utilizados.

Estrada principal do Juá (Foto: Mauro Teixeira)

Um dos fatores que chama a atenção na intervenção, é que Juá é território pertencente a São Francisco de Paula. Para que esta obra fosse realizada, de acordo com Pavan, foi necessária a firmação de um convênio entre as cidades vizinhas.

“Fizemos um convênio de parceria com eles para poder fazer essa manutenção. Um trecho, uma ponta de São Francisco de Paula de que fica no meio do território de Caxias. Então, as pessoas que ali residem, estudam em caxias, compram em Caxias, elas tem uma relação muito maior com Caxias do que com São Francisco de Paual e por isso foi feito esse convênio”, explica.

O processo de logística para envio do maquinário para lá, demorou três semanas. Isso, para que a manutenção demorasse uma. Nesta parceria entre os municípios, Caxias do Sul fornece equipamentos e, São Francisco de Paula, alimentação para os funcionários.

Manutenção é feita em convênio entre os municípios (Foto: Mauro Teixeira)

Sobre a realização de melhorias em entradas particulares, Pavan salienta que não é o objetivo da operação, mas que devem ser feitas se sobrar material.

“Em uma primeira etapa não será feito. Primeiro vamos terminar as estradas principais e ramificações secundárias. Em seguida, se tivermos recursos disponíveis como brita e tempo, vamos fazer. Mas, não é o foco da operação”, salienta.

Obras devem ser encerradas na sexta, dia 25 (Foto: Mauro Teixeira)

Quando questionado sobre os problemas que Caxias do Sul enfrenta nas estradas e também viários mais centrais, o secretário Leandro Pavan põe a culpa em questões judiciais, já que, de acordo com ele, muitos locais estão embargados.

“Aqui em Caxias o que a gente mais gostaria é de atender todos os bairros. Mas, infelizmente, alguns tem embargos porque são ilegais ainda, não são regularizados. Então, a gente tenta ensinar os presidentes destes bairros, dá instruções, pra que iniciem os procedimentos de regularização destes bairros para que possamos atuar. Hoje, na maioria deles, a gente não pode atuar por questões judiciais”, completa.

Em 2007, Mauro Pereira, então secretário de obras de Caxias, foi processado por realizar melhorias, obras como as que estão sendo conduzidas agora, na localidade de Juá. Contra ele, foi aberta uma ação de improbidade administrativa. A ação já havia sido julgada improcedente em primeira instância, em maio de 2010, no entendimento do juiz da 3ª Vara Cível de Caxias do Sul, Clovis Moacyr Mattana Ramos. O magistrado concluiu que Mauro não agiu com “desonestidade, parcialidade e ilegalidade deslealdade que justificasse a sanção pretendida na referida ação”.