Caxias do Sul

Prefeitura de Caxias inicia restauração do Monumento à Itália

foto: Róger Rufatto/divulgação/prefeitrura de caxias
foto: Róger Rufatto/divulgação/prefeitrura de caxias


A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) começa, na manhã desta quarta-feira (20), o cronograma de restauro do Monumento à Itália, popularmente conhecido como “bota”, na Praça João Pessoa, no bairro São Pelegrino. A intervenção tem o objetivo de retirar a base do monumento que ainda está no local e transportá-la até o atelier do artista que executará o restauro.

A “bota”, esculpida originalmente em uma pedra única de basalto, foi atingida por um carro no dia 09 de junho de 2017. O impacto resultou na ruptura da obra. Desde então, a parte superior foi armazenada na sede da SMC, enquanto a inferior permaneceu fixa ao canteiro da praça. Nesta quarta, os dois materiais serão levados para restauro.

O artista selecionado para efetuar este trabalho é André Gnatta. Especializado em Comunicação Visual, ele esteve à frente de importantes obras como o monumento “Faces do Mundo”, localizado no Parque Cinquentenário, “Epopeia Imigrante” (2012), de Ana Rech, e estátua do padre Pedro Rizzon (2018) no distrito de Criúva.

O canteiro da praça, que voltará a receber a obra após o restauro, também será revitalizado. O projeto prevê que a base do monumento seja elevada, passando dos atuais 16 centímetros para 40, mesma relação de altura com os demais canteiros do entorno. O objetivo é destacar o monumento e o proteger de outros possíveis acidentes como o que ocorreu em 2017. O canteiro será ornamentado com plantas em diferentes tonalidades de verde, cor típica da região da Toscana, terra natal do presidente da Itália, Giovanni Gronchi, homenageado no monumento.