Comportamento

Prefeitura de Caxias do Sul terá pontos de atendimento durante o trajeto de Caravaggio

Fotos: Fábio Carnesella / Grupo RSCOM
Fotos: Fábio Carnesella / Grupo RSCOM

A Prefeitura de Caxias do Sul intensifica os preparativos para a 143ª Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, que terá como tema “Fonte de sabedoria, rogai por nós”. Cerca de 200 pessoas (entre voluntários e servidores municipais) trabalharão nos pontos de apoio que serão montados ao longo do percurso, os quais terão início às 2h, se estendendo até as 16h, de quinta-feira (26) a domingo (29). Pelo caminho, passarão milhares de romeiros – na maioria caxienses.

Serão instalados pelo trajeto 60 tonéis de lixo, o qual será recolhido pela Codeca. O Samae fornecerá água em dois pontos com caminhão-pipa, além de instalar mais três caixas de água ao longo do percurso para garantir a hidratação dos peregrinos. A secretaria de Obras cuidará da manutenção da estrada e da iluminação e a da Saúde estará presente com ambulâncias. A Guarda Municipal, secretaria de Trânsito e Defesa Civil farão a segurança dos romeiros, principalmente na travessia da ERS-122, com apoio da Brigada Militar.

O secretário Municipal de Urbanismo, João Uez destacou que a expectativa é deixar toda a estrutura montada nesta quarta.

“A Prefeitura de Caxias do Sul, o Samae e a Codeca estarão ao longo da estrada dos romeiros prestando auxilio para o romeiro que se dirige ao santuário de Caravaggio nos quatro dias de romaria, com a colocação de estruturas de banheiros químicos, com distribuição de água, com toda a questão de recolhimento de lixos que serão produzidos aos longo do caminho, então é uma retomada, o prefeito Adiló lidera esse processo, é uma retomada depois de dois anos sem romaria pela pandemia. Estamos muito ansiosos e preocupados com os romeiros e tentando deixar tudo pronto até o final da tarde desta quarta-feira para que na madrugada da quinta o romeiro já encontre a estrutura montada, a segurança e os pontos de apoios.”

Pontos de apoio

  • Ponto Zero (às margens da Rota do Sol, a 11 quilômetros do Santuário): banheiros ecológicos, distribuição de água, café e ambulância
  • Ponto 1 (a 9,2 km do Santuário): banheiros ecológicos
  • Ponto 2 (a 6,5 km do Santuário): banheiros e local para lanches
  • Ponto 3 (a 5,9 km do Santuário): caminhão-pipa do Samae e banheiros ecológicos
  • Ponto 4 (a 4,5 km do Santuário): banheiros ecológicos, distribuição de água e apoio da Cruz Vermelha
  • Ponto 5 (a 3,2 km do Santuário): distribuição de água
  • Ponto 6 (a 2 km do Santuário): travessia Via dos Romeiros com Via Vêneto, bombeiros voluntários
  • Ponto 7 (a 1,9 km do Santuário): banheiros ecológicos e ambulância
  • Ponto 8 (a 1 km do Santuário): banheiros ecológicos
  • Ponto 9 (entrada do Santuário): caminhão-pipa do Samae, banheiros ecológicos e apoio da Cruz Vermelha
  • Ponto 10: Santuário de Caravaggio
Fotos: Fábio Carnesella / Grupo RSCOM
Fotos: Fábio Carnesella / Grupo RSCOM