Caxias do Sul

Prefeitura de Caxias do Sul protocola projeto para adequação na estrutura administrativa

Executivo afirma que mudança não terá acréscimo de despesas

Prefeitura de Caxias do Sul protocola projeto para adequação na estrutura administrativa
(Foto: Prefeitura/Divulgação)

A Prefeitura de Caxias do Sul protocolou na Câmara de Vereadores nesta sexta (13), um Projeto de Lei para que seja feita uma adequação na estrutura administrativa e de funcionamento do Poder Executivo. A mudança prevê a transformação de quatro cargos de Diretor-Geral já existentes e providos na Administração em quatro cargos de Secretários Adjuntos, com remuneração de 90% (noventa por cento) do subsídio fixado aos Secretários Municipais.

“É importante frisar que, por conta da impossibilidade de criação de novas despesas continuadas nesse momento no município, optou-se por enviar o projeto à apreciação com a transformação de cargos já providos, os Diretores-Gerais, e com a extinção de sete cargos em comissão de Auxiliar de Gabinete(CC2), para complementação dos valores. Assim, não haverá acréscimo de despesas ao município”, explica a secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos.

“Esse tema não é novo. Em diversas outras oportunidades foi mencionada a necessidade de criação do cargo de adjuntos para de possibilitar uma melhor organização das Secretarias, especialmente das maiores”, pondera o prefeito Adiló Didomenico.

O município tem secretarias com orçamento maior que muitas cidades do Estado e o volume de trabalho existente é muito grande. Assim, o Secretário acaba por ficar preso burocraticamente aos trabalhos, o que inviabiliza as demais atividades junto à comunidade. O cargo de adjunto irá otimizar esse trabalho.

A proposição é de que os cargos de secretários adjuntos sejam criados para as secretarias com maior necessidade, que são Educação, Saúde, Obras e Serviços Públicos e Meio Ambiente.