A Secretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul (SMED) já definiu a data de retorno das aulas, a partir de 18 de fevereiro de 2022. Antes disso, na primeira semana de fevereiro haverá uma reunião para definir planejamentos e protocolos. No dia 17 de fevereiro está marcado os retornos dos professores municipais.
A secretária interina e diretora pedagógica, Paula Maria Martinazzo, explicou que ainda não estão definidas algumas questões, como por exemplo, se o retorno será 100% presencial e os protocolos para o recebimento destes alunos. Essas informações serão discutidas na reunião marcada para o início do mês de fevereiro.
“Nessa reunião vai ser definido tudo direitinho, mas os protocolos de segurança eles permanecem os mesmos, que foram exarados pelo Governo Estadual no ano passado, então utilização da máscara, álcool em gel, ventilação cruzada, nada disso mudou. E, a questão da vacinação até o momento ela é uma prerrogativa da família, uma responsabilidade também da família. Ela não é obrigatória. Até o momento é isso que nós temos.”
Paula comentou que o município fez uma avaliação, denominada “Avalia Caxias”, no mês de outubro de 2021 para avaliar como está o nível de aprendizado dos alunos, entre 2º e 9º anos. Para equalizar os estudos, a direção das escolas e a Secretaria Municipal de Educação estão organizando um projeto, onde a instituição receberá um profissional para potencializar a aprendizagem dos estudantes, com base na realidade de cada escola.
A diretora pedagógica esclareceu que o município seguirá trabalhando na busca ativa, para que todas as crianças e adolescentes em período escolar, estejam matriculados e frequentando as escolas. Segundo ela, uma criança não deixa de ir a escola por si só, sempre há um motivo, por isso, a equipe da SMED busca saber e entender a realidade de cada um.
A SMED regula também as escolas infantis do município, as quais retornaram nesta segunda-feira (24). De acordo com Paula Martinazzo, até o momento da entrevista não havia ocorrido nenhuma divergência. Os retornos foram tranquilos nas 45 escolas de educação infantil. A expectativa é que ocorra de forma tranquila, também, o retorno da rede municipal nos 83 colégios de ensino fundamental no mês de fevereiro.