Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Secretaria da Receita Municipal (SRM) de Caxias do Sul informou que passou a receber, de forma digital e direta, certas alterações cadastrais de empresas através do sistema Integrador Redesim. A mudança, em vigor desde 12 de novembro, vale para eventos de alteração de razão social, de quadro societário e de baixas por transferência de município.

Com a nova sistemática, os contribuintes não precisam mais realizar agendamento presencial para entregar documentos relativos a esses processos, incluindo o Formulário F-56. O objetivo da SRM é agilizar o atendimento e facilitar o envio das informações, tornando o procedimento mais prático para empreendedores e contadores.

Contudo, o procedimento presencial e o uso do formulário físico não foram totalmente eliminados. Duas situações ainda exigem a entrega física dos documentos: alterações de quadro societário, razão social ou baixas por transferência que tenham sido registradas nos órgãos competentes antes de 12 de novembro de 2025; e quaisquer alterações registradas antes de 31 de março de 2019.

“A mudança evita a necessidade de apresentar o formulário no que diz respeito às alterações do presente e do futuro, sendo ainda obrigatório apresentar para alterações realizadas no passado”, afirma a superintendente da SRM, Sandra Colombo.

A Receita Municipal recomenda que contribuintes e contadores mantenham atenção especial ao e-mail cadastrado na Junta Comercial, pois este é o canal oficial que o município vai utilizar para eventuais contatos relacionados aos processos.

A medida integra um esforço da SRM para modernizar processos, reduzir a burocracia e qualificar o atendimento prestado às empresas de Caxias do Sul.