Caxias do Sul

Prefeitura de Caxias do Sul e Defesa Civil pedem que a população fique em casa

Com risco de rompimento de barragem, há a necessidade de vias liberadas para possíveis resgates. Autoridades pedem cautela e prudência da população

Foto: Marcelo Oliveira
(Foto: Marcelo Oliveira)

O aumento da procura de moradores de Caxias do Sul por postos de combustíveis e supermercados, a fim de abastecer veículos e estocar produtos devido à possibilidade de desabastecimento por causa dos bloqueios gerados pelo temporal, preocupa as autoridades governamentais e de proteção social. Desta forma, desde o início da manhã desta quinta-feira (02), o Executivo municipal e a Defesa Civil realizam uma campanha institucional por meio dos veículos de comunicação social e redes sociais.

A intenção é conscientizar a comunidade pela permanência nas residências, evitando sair às ruas. Fato beneficiado, inclusive, pela suspensão das aulas nas redes estadual e municipal de ensino, reduzindo o fluxo de veículos no entrono dos estabelecimentos.

O principal motivo da campanha é promover a segurança dos moradores, principalmente, nas regiões que podem ser afetadas com um possível rompimento da represa Dal Bó. O reservatório teve a comporta totalmente aberta, na madrugada desta quinta.

Outro objetivo é evitar a obstrução de vias, que precisam estar liberadas para uma possível execução de plano de contingência de urgência e emergência. Durante a manhã, o acúmulo de veículos ao redor dos postos de combustíveis causou dificuldade em algumas vias.