HABILITAÇÃO

Prefeitura cria Conselho do Fundo de Reconstrução Municipal em Caxias do Sul

Para receber recursos do Fundo da Reconstrução Gaúcha é preciso seguir vários passos como criar a lei e o Conselho

 Foto: Ederson de Oliveira
Foto: Ederson de Oliveira

Projeto de lei para criação do Fundo Municipal de Reconstrução foi encaminhado e aprovado no Legislativo de Caxias do Sul. A medida segue o disposto no Decreto Estadual nº 58.119 de 24 de abril de 2025 e procedimentos estabelecidos no Fundo do Plano Rio Grande, que institui procedimentos de habilitação dos municípios para receber transferência de recursos para a reconstrução, dos efeitos sofridos pela chuvas intensas de maio de 2024. 

Para receber recursos do Fundo da Reconstrução Gaúcha é preciso seguir vários passos como criar a lei do Fundo de Reconstrução Municipal e o Conselho do Fundo de Reconstrução (Confrec). O Confrec, que vai fiscalizar a aplicação dos recursos do fundo, foi criado pelo Decreto nº 23.704, de 11 de julho de 2025, publicado no Diário Oficial desta terça-feira (15).

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Tenente Armando da Silva, também membro do Conselho, a criação do Confrec é o segundo passo para habilitar o município de Caxias para receber recursos do Plano Rio Grande.

“O primeiro passo foi a lei da criação do fundo, agora o segundo passo a criação do conselho, por meio de decreto. Isso vai possibilitar que Caxias do Sul possa requisitar recursos para a reconstrução dos danos sofridos ainda na calamidade de 2024. Após recebidos esses recursos e análise do conselho, poderemos aplicar os valores em obras de construção de taludes e outras ações de reconstrução pela cidade”, informa.

Os recursos, segundo o Plano Rio Grande, são destinados para recuperar sistemas de proteção e contenção de cheias como diques, comportas, reconstrução de taludes, estudos geotécnicos e sistemas de drenagem. Encaminhados ao município pelos governos estadual e federal são de extrema importância para complementar os recursos próprios do município na realização de obras de prevenção de alagamentos, deslizamentos e outros danos das catástrofes climáticas, cada dia mais constantes.

Confira os integrantes do Confrec:

I – Casa Civil Municipal (CCM):

Titular: Roneide Dornelles

Suplente: Arthur Machado Detanico

II – Secretaria de Gestão Estratégica e Finanças (SMGEF):

Titular: Gilberto Galafassi

Suplente: Francis Venturin Cerutti

III – Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS):

Titular: Paulo Roberto Rosa da Silva

Suplente: Armando da Silva

IV – Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS):

Titular: Ronaldo Boniatti

Suplente: Ramon Rodrigo Sirtoli

V – Secretaria Municipal de Obras (SMO):

Titular: Lucas Ribeiro Suzin

Suplente: Clair de Lima Girardi

VI – Secretaria Municipal de Habitação (SMH):

Titular: José de Jesus Freitas Abreu

Suplente: Volmir João Moschen

VII – Secretaria Municipal de Planejamento e Parcerias Estratégicas (SEPLAN):

Titular: Marcus Vinicius Caberlon

Suplente: Antonio Roque Feldmann