Caxias do Sul

Prefeitura de Caxias do Sul atualiza casos e focos de dengue e orienta população após chuvas intensas

Até o momento, o município já registrou 728 focos do mosquito, todos identificados e eliminados, além de 194 casos confirmados da doença

Foto: Rodrigo Rossi
Foto: Rodrigo Rossi

Após semanas de chuvas intensas, a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está redobrando os esforços para orientar a população sobre medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Até o momento, o município já registrou 728 focos do mosquito, todos identificados e eliminados, além de 194 casos confirmados da doença.

A orientação principal da SMS é que os moradores aproveitem o período de tempo seco para realizar uma varredura minuciosa em suas residências, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água. É fundamental que esses recipientes sejam virados (emborcados) e que a água seja eliminada na terra, não no ralo. Essa prática é essencial para garantir que eventuais larvas presentes nos recipientes sejam eliminadas, reduzindo o risco de proliferação do mosquito.

Rogério Poletto, diretor técnico da Vigilância Ambiental em Saúde, ressalta a importância da vigilância contínua, mesmo diante de outras adversidades enfrentadas pela cidade. Ele destaca que o novo modelo de notificação adotado pelo município desde abril de 2024, por orientação do Governo do Estado, contribui para o aumento no registro de casos de dengue, que agora são contabilizados também por critérios clínicos e epidemiológicos.

Apesar das dificuldades impostas pelas chuvas intensas, o trabalho da Vigilância Ambiental em Saúde continua firme. Os agentes de combate às endemias monitoram 197 pontos estratégicos, que são identificados como locais de alto risco para formação de criadouros, tais como floriculturas, borracharias, cemitérios e ferros-velhos.

A população também é orientada a seguir algumas medidas preventivas, como limpar regularmente os recipientes de água dos animais domésticos, recolher o lixo do pátio, tampar caixas d’água, limpar calhas e eliminar pratinhos das plantas, entre outras ações.

Diante do cenário desafiador, a Prefeitura de Caxias do Sul reforça a importância da colaboração de todos para combater a dengue e garantir a saúde e o bem-estar da comunidade.