Buscando aprimorar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), organiza uma central telefônica para agendamento de consultas. A proposta, segundo a administração, está em fase de implantação, com previsão de início da operação nas próximas semanas. O objetivo é facilitar o acesso da população às consultas que podem ser programadas e reduzir as procuras presenciais pelas unidades quando não há riscos de saúde para o cotidiano.
Na primeira fase, cerca de seis UBSs serão contempladas com o projeto, que deve ser estendido a outras Unidades gradativamente. A central funcionará no prédio da SMS e com linhas de telefone celular exclusivamente destinadas para essa finalidade.
“Essa central trará mais conforto para o cidadão que precisa. Na sequência vamos avançar no serviço de telemedicina, para proporcionar ainda mais possibilidades de atendimento à população”, destaca o prefeito Adiló Didomenico.
Ao agilizar o acesso da comunidade aos agendamentos, a expectativa é de que, gradativamente, o novo sistema de marcação de consultas colabore para aprimorar os fluxos nas Unidades Básicas de Saúde. Ou seja, é esperado que aumente a procura por marcação antecipada nos casos em que isso é possível, para que a população busque a UBS espontaneamente apenas nas situações em que há um quadro de saúde para o dia, como alguma dor, desconforto, problemas com sondas ou outros.
“Nossa preocupação é qualificar e humanizar ainda mais os atendimentos, por isso buscamos uma proposta que possa realmente tornar o acesso aos agendamentos mais fácil. Os servidores que participarão desta etapa inicial estão em capacitação e pretendemos iniciar o projeto o mais breve possível”, assegura a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.
Nas próximas semanas a SMS deve divulgar mais detalhes do projeto, como os números de telefone e as orientações para a população.