Comportamento

Prefeitura de Caxias cria canal online para agendamento de atendimentos nas repartições públicas

Ferramenta integra movimento de modernização do serviço público

Prefeitura de Caxias cria canal online para agendamento de atendimentos nas repartições públicas

A Prefeitura de Caxias do Sul disponibiliza, desde a sexta-feira (09), um canal online para o cidadão agendar atendimentos presenciais em diversos serviços públicos. A ferramenta pode ser acessada pelo site da Prefeitura (www.caxias.rs.gov.br), no link “Agendamentos”. No espaço, o cidadão poderá agendar horário para atendimentos nas repartições públicas.

O desenvolvimento e a gestão do software são da Secretaria de Recursos Humanos e Logística por meio da Diretoria de Tecnologia e Sistemas da Informação. “Contamos com o conhecimento dos servidores no desenvolvimento dessa ferramenta. A iniciativa reconhece o trabalho dos servidores em prol da comunidade. O projeto integra a proposta da Administração de modernização do serviço público”, afirma a titular da pasta, Daniela Reis.

A ferramenta foi utilizada em fase experimental para o agendamento da vacina contra a covid-19 entre os profissionais da saúde. Agora, o canal passa a ser utilizado de forma permanente, inicialmente para agendar os atendimentos presenciais da Secretaria de Urbanismo nas áreas de edificações, fiscalização e uso de solo. Os atendimentos seguem os decretos que visam à redução da circulação do coronavírus. Além disso, é mantida a orientação para que o cidadão busque primeiramente os canais não presenciais para o encaminhamento de suas demandas. Gradualmente, outras áreas de diversas secretarias serão adicionadas ao serviço.

Confira o passo a passo para utilizar o serviço:

01 – Acesse o site www.caxias.rs.gov.br e clique no link “Agendamento” ou diretamente no endereço https://agendamento.caxias.rs.gov.br/;

02 – Caso ainda não possua cadastro, entre na opção CADASTRE-SE, existente na tela inicial;

03 – Ao entrar nessa opção digite os seguintes dados: NOME, SOBRENOME, E-MAIL, CONFIRMAÇÃO DE E-MAIL, CPF, TELEFONE, SENHA E CONFIRMAÇÃO DE SENHA;

04 – Após inserir as informações selecione a opção NÃO SOU UM ROBÔ e realize o envio dos dados. Você receberá um e-mail contendo o link de confirmação para a ativação do cadastro;

05 – Após ativar o cadastro, entre novamente no site de agendamento e efetue login com seu CPF e senha;

06 – Ao efetuar login, selecione a opção NOVO AGENDAMENTO. Selecione o serviço, a data e o horário para atendimento. Depois de selecionar essas opções, tecle no botão AGENDAR;

07 – Consulte atentamente as instruções que aparecerão após a seleção do serviço, pois nelas constarão informações importantes sobre o atendimento requerido;

08 – No dia programado se apresente no balcão de entrada para efetuar o check-in.