Comportamento

Prefeitura de Brumadinho suspende alvará da Vale após morte de funcionário

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Brumadinho
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Brumadinho

A prefeitura de Brumadinho, em Minas Gerais, em uma edição extra do Diário Oficial, suspendeu o alvará de funcionamento e localização da mineradora Vale e de suas empresas terceirizadas. A informação foi divulgada nesta sábado (19). A decisão foi tomada após a morte de um operário, soterrado, na última sexta-feira (18).

Conforme o Corpo de Bombeiros, um talude desmoronou próximo ao local onde a barragem B1 desmoronou, deixando 270 vitimas, entre mortos e desaparecidos. O corpo foi resgatado durante a noite dentro da cabine de uma escavadeira, que foi destruída com o peso da terra de das pedras de minério.

Segundo a prefeitura, a suspensão é válida por sete dias ou até que fatos sejam esclarecidos e a segurança dos trabalhadores esteja garantida.

Em nota, a mineradora disse que “imediatamente após o acidente, a Vale paralisou suas atividades em Córrego do Feijão. A empresa segue apoiando as autoridades na apuração das causas e seguirá mantendo diálogo permanente com os órgãos públicos competentes.”

O Corpo de Bombeiros ainda segue nas buscas por 11 pessoas que ainda estão desaparecidas desde janeiro de 2019.