Caxias do Sul

Prefeitura analisa reduzir horários de linhas do transporte coletivo em Caxias

Prefeitura analisa reduzir horários de linhas do transporte coletivo em Caxias

O plano de otimização de linhas do transporte coletivo urbano em Caxias do Sul passará por avaliações da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) nas próximas semanas. O estudo, realizado pela Viação Santa Tereza (Visate), concessionária responsável pelo serviço na cidade, foi apresentado na tarde desta sexta-feira (18/05) ao titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares; ao diretor de Trânsito e Transportes da SMTTM, Pedro Cogo; e para os engenheiros da Divisão Técnica da secretaria, Daniel Rech e Igor Machado.

Estudo realizado pela empresa concessionária foi apresentado nesta sexta-feira (18/05), Foto: Divulgação

Na próxima semana, os técnicos da pasta terão acesso aos arquivos que detalham o plano proposto pela empresa concessionária. Com o estudo em mãos, será possível analisar cada um dos itinerários existentes atualmente e elaborar uma nova planilha, determinando os horários de cada viagem dos veículos. Para o secretário, o trabalho da SMTTM será fundamental para verificar se a proposta de readequação é viável ou não. Ele reforça que nenhuma alteração no transporte público será realizada sem o aval da administração.

“Em respeito ao usuário, acompanharemos todo o trabalho de avaliação da proposta de otimização das linhas do transporte coletivo. Queremos a garantia de que a medida impactará em linhas realmente não utilizadas pela comunidade e que não ocasione prejuízo naquelas que são importantes para as pessoas”, destaca o titular da SMTTM.

Conforme apresentado pela empresa concessionária, os estudos foram realizados em todas as linhas e as suas variantes. Ele é baseado em uma metodologia que, entre outras categorias, analisa a oferta de viagens e a demanda de passageiros em determinados períodos. A execução do plano de otimização de linhas do transporte coletivo foi acordada em audiência conciliatória na última quinta-feira (17/05) e visa à melhoria da eficiência em itinerários e horários onde os estudos mostram baixa procura dos usuários.

Além da otimização das linhas, a audiência definiu o novo valor da passagem de ônibus, que passará de R$ 3,85 para R$ 3,95 a partir da meia-noite de sábado para domingo (20/05). Com o novo valor, o Município solicitou a aquisição de 16 novos ônibus pela empresa. O perfil destes veículos será avaliado também pela Secretaria de Trânsito.

Outra condicionante ao novo reajuste considerou ainda o acesso da SMTTM ao gerenciamento eletrônico da frota (GPS), uma importante ferramenta para que a administração e o usuário possam avaliar e fiscalizar o atendimento das linhas, elaborando novas ações que buscam um melhor serviço para a comunidade.