Comportamento

Prefeitos da região repercutem o retorno da classificação da Serra Gaúcha na bandeira laranja

A reclassificação da região na bandeira laranja foi avaliada de forma positiva por autoridades locais.

Foto: Divulgação / Governo do Estado
Foto: Divulgação / Governo do Estado

No final da tarde deste sábado (20), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, informou que, devido ao aumento de leitos na Serra Gaúcha, a região migrou da bandeira vermelha para bandeira laranja. Ou seja, comércio e serviços considerados pelo Estado como não essenciais poderão voltar a seu funcionamento com os devidos cuidados e respeitando as normas sanitárias.

Após uma semana difícil para a economia regional, a notícia trouxe alento às autoridades municipais, uma vez que os parlamentares vinham sendo pressionados por empresários, trabalhadores e entidades empresariais que pediam a retomada das atividades econômicas locais.

A repercussão da classificação da Serra Gaúcha na bandeira laranja foi interpretada como positiva por boa parte das autoridades da região. Contudo, os parlamentares salientam que os cuidados devem ser redobrados para que não haja piora nos índices do Modelo de Distanciamento Controlado do Estado.

O presidente da cidade de Cotiporã e presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), José Carlos Breda, afirma que a notícia foi recebida com muita alegria e contentamento. Breda comenta que a conquista foi de todos os 49 municípios que compõem a região. Ainda, agradece as entidades empresariais, associações, instituições de ensino, prefeitos e a todos que se dedicaram a promover condições de atendimento à saúde e na melhoria dos indicadores que colocaram a região na bandeira laranja. Confira abaixo:

O prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina, afirmou que a notícia da mudança da classificação foi recebida com muita satisfação, possibilitando a retomada das atividades e dando fôlego para as empresas. Cassina salienta a forte participação dos municípios da região, principalmente os que compõem a Amesne, que tomaram providências para que o objetivo fosse alcançado. Apesar da euforia, Cassina pondera que é preciso que a população redobre os cuidados, uma vez que contaminação pelo vírus continua ativa na região. Desta forma, os leitos poderão ter um índice de ocupação adequado, aumentando o número de curados e consequentemente reduzindo as mortes. Em conclusão, o prefeito de Caxias comenta que o trabalho seguirá forte para que a região não volte mais para a bandeira vermelha.

A prefeitura de Farroupilha se manifestou da seguinte forma, confira na íntegra:

“A prefeitura de Farroupilha, através do Prefeito Pedro Pedrozo e da Secretária de Saúde Vanessa Zardo, comunica que o município, conforme informação do governador do Estado, Eduardo Leite, em live no início da noite deste sábado, 20, volta a se enquadrar na Bandeira Laranja, no modelo de distanciamento controlado.
Com isso, os setores de comércio e serviços que cumprem o decreto que determina o fechamento dos mesmos, voltará às atividades conforme a Bandeira Laranja, a partir da terça-feira, 23 até o dia 29 de junho, respeitando e seguindo os protocolos de cuidados e prevenção.
O resultado da volta da classificação mostra o esforço em conjunto do Poder Público e entidades constituídas na luta incansável para que o município possa empreender suas atividades e fortalecer seus segmentos.
A Administração reforça que os cuidados quanto à prevenção ao coronavírus não devem ser descuidados e que neste momento toda a população deve se engajar neste compromisso.
Toda a vida importa. Ainda temos um longo caminho a percorrer. Cuide-se e cuide de quem você ama!”