Comportamento

Prefeito eleito de Garibaldi fala sobre expectativa da absolvição de seu antecessor

Sérgio Chesini, que venceu o pleito na Eleição Suplementar era vice de Carniel na chapa cassada em 2021. O processo aguarda julgamento no TSE

(Foto: Lilian Donadelli/ Grupo RSCOM)
(Foto: Lilian Donadelli/ Grupo RSCOM)

No último domingo (3) eleições suplementares elegeram o novo prefeito e vice de Garibaldi. Com 81,19% dos votos, Sérgio Chesini e Valério Mayer do Partido Progressistas venceram o pleito, contra os candidatos do Partido dos Trabalhadores, Sandro Garda e Claudia Schiedeck, que tiveram 18,81% dos votos válidos.

A nova eleição foi definida devido à cassação do mandato do então prefeito Alex Carniel (PP) e de seu vice, Sérgio Chesini, ocorrida em novembro do ano passado, pelo TR. Eleitos em 2020, os dois foram acusados por suposto abuso de poder econômico e político, tendo a denúncia movida pela chapa dos candidatos Antônio Fachinelli e Eldo Milani.

Em entrevista à reportagem do Grupo RSCOM, Chesini e Mayer agradeceram a população e reforçaram que o resultado nas urnas mostra que, segundo eles, os munícipes não concordaram com o afastamento da chapa. A posse dos novos gestores do Executivo está prevista para o dia 28 de abril. No entanto, ambos falam sobre a expectativa pela absolvição de Alex Carniel, que ainda aguarda julgamento no Tribunal Superior Eleitoral, e consecutivamente o seu retorno frente a prefeitura.

“Tivemos uma vitória significativa nas urnas de Garibaldi, dentro de uma eleição atípica, suplementar, coisa que em 121 anos da comunidade de Garibaldi nunca aconteceu. A comunidade de Garibaldi sempre respeitou a decisão da urna. No nosso entender, o TRE deveria ter aguardado a decisão do TSE. Mas, entenderam de marcar a nova eleição. Valério e eu participamos do jogo democrático, colocamos nosso nome a disposição, fizemos um apelo à comunidade que entendeu e nos apoios. Inclusive, essa grande votação na urna vai ecoar no TSE e temos expectativa do retorno do Alex em um breve período de tempo para q possamos continuar o trabalho iniciado no ano passado. Queremos restaurar a verdade e reconhecer a decisão do povo de Garibaldi tomada na urna em 15 de novembro de 2020. Enquanto isso, vamos preenchendo o calendário politico e desempenhando o nosso papel. Se tivermos que assumir a prefeitura até aguardar o retorno do Alex, o faremos, com o mesmo empenho, esforço e dedicação que vinha fazendo junto de Alex, na continuidade do nosso programa, que já foi comprovado pela população de Garibaldi”, explica Chesini.

De acordo com a defesa de Carniel, na última semana a Procuradoria Eleitoral deu parecer favorável ao recurso do Alex, ou seja, ele entende que o Carniel deve retornar. Porém, o parecer não tem poder de decisão, é apenas opinativo. Desta forma, há a necessidade de aguardar a decisão dos ministros, com o julgamento final do TSE. Sendo assim,  se a decisão for de fato favorável, Alex reassume a prefeitura, com Sergio Chesini como seu vice, e a eleição do último domingo torna-se “sem efeito”.