Com a experiência de quatro mandatos no município de Garibaldi e de ex presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) o prefeito Antônio Cettolin toma posse, nesta quinta-feira, 5 de julho, como presidente da Federação do Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), durante o 38º Congresso dos Municípios que acontece, desde ontem, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa.
Antônio Cettolin além de dar continuidade as ações da gestão do prefeito da cidade de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, que deixa o cargo, pretende ter um olhar voltado para os municípios do interior. Na área da saúde cita as dificuldades enfrentadas por municípios da Fronteira-Oeste onde há dificuldade em manter os atendimentos.
Na área da segurança destaca o uso de câmeras de segurança e iluminação pública. Projeto neste sentido foi lançado em junho deste ano pelo Governo do Estado para que através de financiamento os municípios implemente as instalações dos dispositivos.
O presidente Antônio Cettolin também dará continuidade à defesa do municipalista que garanta mais autonomia aos municípios na gestão de suas ações. “Vamos estar atentos às pautas nacionais e nos esforçarmos para devolver um pouco que seja. Um ano de mandato é muito pouco mas nós temos vontade de nos doarmos”
Durante a prestação de contas de suas ações o ex-presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, destacou as demandas, amplamente, discutidas com os presidentes das 27 Associações Regionais em temas saúde, encontro de contas, assistência social, educação, agricultura e pecuária, jurídico, receita, meio ambiente, mobilidade e trânsito, consulta popular e turismo. “Levamos a Famurs para perto dos municípios, o que nos permitiu uma maior troca de experiências e, especialmente, a união de forças para buscar o atendimento de nossos pleitos, visando sempre o bem-estar da população”, ponderou.