O prefeito de Garibaldi, Antônio Cettolin, será o próximo presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) a partir de julho deste ano. Ele venceu a indicação interna do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que confirmou a indicação nesta terça-feira, dia 15.
A decisão foi tomada após eleição interna da sigla. Cettolin garantiu a indicação ao obter 81 votos de prefeitos e vices do MDB gaúcho, contra 71 votos dados ao prefeito de Estrela, Rafael Mallmann.
A eleição que irá ratificar o nome de Cettolin para o comando da Federação no biênio 2018/2019 será realizada nesta quinta-feira, dia 17, na sede da Famurs, em Porto Alegre, e a posse da nova diretoria será realizada no dia 5 de julho, durante o 38º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul. O mandato será de um ano.
A indicação de Cettolin obedece a um acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos no Estado. Estabelecido em 2005, o acerto determina o rodízio de legendas na direção da entidade entre 2016 e 2020. Segundo partido com o maior número de prefeitos eleitos em 2016, o MDB obteve o direito de escolher o presidente da Famurs em 2018. O Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido dos Trabalhadores (PT) completam a lista.
O Progressistas (PP), que elegeu mais prefeitos na última eleição municipal, foi representado por Salmo Dias de Oliveira, que está a frente da Prefeitura de Rio dos Índios e iniciou seu mandado na Presidência da Famurs em 6 de julho de 2017. Oliveira, que será sucedido pelo prefeito de Garibaldi, venceu a indicação interna do partido contra o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin.