Brasil

Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, é preso pela Polícia Federal

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, foi preso na manhã desta terça-feira (18) durante Operação Chabu, deflagrada pela Polícia Federal. A ação visa combater a atuação de uma organização que viola o sigilo de operações policiais em Santa Catarina.

Também foram presos, como parte da operação, o delegado Fernando Caieron, da Polícia Federal, em Florianópolis, e Luciano Veloso Lima, que foi secretário da Casa Civil no governo Eduardo Moreira (MDB). Na casa do ex-deputado estadual Leonel Pavan, em Balneário Camboriú, foi cumprido mandado de busca e apreensão.

Ao todo, serão cumpridos 30 mandados, sendo 23 de busca e apreensão e sete de prisão temporária, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), de Porto Alegre.

Durante a manhã desta terça-feira, o prefeito compareceria em um evento mas teve a agenda cancelada. Em nota, o chefe de gabinete da prefeitura informou que divulgará um posicionamento apenas quando tiver “informações concretas sobre o caso”.

Operação Chabu

A operação investiga uma suposta rede formada por políticos, empresários e servidores da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, lotados em órgão de inteligência e investigação, que teria com o objetivo atrapalhar investigações policiais e proteger o núcleo político em troca de vantagens financeiras e políticas. Entre as práticas investigadas está o vazamento de informações sobre operações policiais que ainda seriam deflagradas, até o contrabando de equipamentos de contrainteligência e a instalação para montar “salas seguras”, a prova de monitoramento, em órgãos públicos e empresas.