Política

Prefeito de Farroupilha diz ser contra realização das eleições municipais em 2020

Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM
Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM

O prefeito de Farroupilha, Pedro Pedrozo, disse ser contra a realização das eleições municipais ainda em 2020. Essa proposta é defendida pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Em uma reunião com as 27 Associações Regionais de Municípios, na última terça-feira (26), a diretoria da Famurs e os presidentes das regionais foram unânimes em confirmar a inviabilidade da realização das eleições em 2020.

Os prefeitos defendem que a melhor solução frente à crise de saúde, inclusive do ponto de vista econômico, é a unificação de mandatos e eleições únicas em 2022.

Questionado sobre a posição da entidade, Pedrozo disse ser a favor do cancelamento das eleições neste ano, mas que não sabe quando seria a melhor data que o pleito ocorresse.

“Eu não estou preocupado com a eleição, mas com o momento que a gente vive no mundo todo. Os municípios estão se vendo em uma situação muito difícil para poder socorrer as suas comunidades. As cidades terão que fazer um esforço enorme para entregar as contas em dia no fim do ano. Acho muito ruim uma eleição neste momento. Não sei em 2022, mas agora para outubro é impossível ter uma eleição. Não há condição para uma corrida eleitoral agora”, disse”, disse.

Ele salientou que a chegada do inverno é um momento delicado para o Rio Grande do Sul no combate a pandemia da Covid-19 e que isso impactaria diretamente na campanha eleitoral, inviabilizando o processo. Pedrozo ainda disse que não pensa em concorrer à prefeitura e que sua posição é por pensar na retomada da economia, mas principalmente na saúde da população.

Nos próximos dias, a Famurs vai mobilizar as 27 Associações Regionais na elaboração de um documento com a manifestação contrária das eleições de 2020 para os deputados federais gaúchos.