Caxias do Sul

Prefeito de Caxias do Sul promete recuperar a Codeca e reequilibrar o contrato do transporte coletivo

Crédito: Gabriel Lain
Crédito: Gabriel Lain

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, participou no início da sessão ordinária desta terça-feira (1º/02), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, marcando a abertura do Ano Legislativo. A condução dos trabalhos coube à presidenta da Casa, vereadora Denise Pessôa. De acordo com o chefe do Executivo, para a consolidação de investimentos e projetos, serão fundamentais o apoio e a participação do Parlamento, com diálogo e transparência. Considerou inadiáveis as recuperações econômico-financeira e estrutural da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), por considerá-la estratégica para a cidade. Anunciou que, em breve, serão enviados projetos à Câmara, pelo reequilíbrio do contrato do transporte coletivo, para deixá-lo viável, sobretudo no que diz respeito ao custeio.

Adiló apresentou, hoje, cinco projetos de lei. Um deles moderniza o Código Tributário por meio da revogação de 58 leis e da adequação da redação, de modo a facilitar a sua aplicação. Atentou que a medida não gerará aumentos de impostos. As demais proposições buscam garantir a permanência do produtor rural no campo, com renda e qualidade de vida, e reconfigurar terrenos por melhorias viárias, em algumas localidades, como o Desvio Rizzo.

Para os próximos meses, o prefeito afirmou que haverá a modernização do Parque de Máquinas da Prefeitura; o pedido de autorização legislativa para a criação e nomeação do cargo de secretário extraordinário de Parcerias Estratégicas; a revitalização da Estação Férrea; a implantação das chamadas farmácias regionais no Desvio Rizzo e no Jardim Eldorado; o avanço do programa de regularização fundiária “Esse Terreno é Meu”; o investimento de mais de R$ 9 milhões em uniformes escolares da rede pública, a serem entregues nos próximos dias; o avanço do estudo do complexo aeroportuário de Vila Oliva.

O prefeito ainda pediu que toda a comunidade se unisse pelo êxito dos eventos locais, com ênfase à Festa Nacional da Uva, às Surdolimpíadas e aos Jogos de Inverno. Na ótica dele, são iniciativas indispensáveis à retomada do desenvolvimento econômico local. “Vamos abraçar a cidade, porque ela é nossa e se fez da fé, da luta e do trabalho de cada um de nós”, exaltou Adiló. O prefeito também foi enfático no redaco para as pessoas que só criticam as coisas da cidade. ” O planeta é grande, as pessoas que só sabem criticar podem procurar outro lugar para morar” afirmou o prefeito Caxiense.

Os vereadores Velocino Uez/PTB e Marisol Santos/PSDB, respectivamente, foram confirmados pelo líder do executivo caxiense como os novos líder e vice-líder do governo municipal, no âmbito do Legislativo caxiense. Nas funções, eles substituem os vereadores Olmir Cadore/PSDB e Adriano Bressan/PTB. O prefeito esteve no Legislativo acompanhado pela vice-prefeita Paula Ioris e por integrantes do secretariado municipal.