
O prefeito de Caxias do Sul esteve presente na primeira sessão ordinária do ano legislativo de 2026, realizada na manhã desta terça-feira (3), na Câmara de Vereadores. Durante o discurso no plenário, o chefe do Executivo apresentou os principais projetos da gestão para o ano, com destaque para obras de infraestrutura, prevenção a eventos climáticos e o início das obras do Aeroporto da Serra Gaúcha.
“2026 será o ano em que muitos projetos começam a se materializar. São obras que fazem a diferença hoje e que moldam o futuro de Caxias do Sul, fruto de planejamento, responsabilidade e diálogo entre os poderes”, destacou
Na fala, o prefeito ressaltou os impactos as chuvas intensas e os episódios de granizo registrados, que causaram prejuízos à agricultura e a diferentes regiões da cidade. Segundo ele, a administração municipal pretende fortalecer ações de prevenção e respostas, como o projeto anti-granizo, além do trabalho da Defesa Civil junto às comunidades e das obras de drenagem e reconstrução pela cidade.
O prefeito também citou projetos estruturantes considerados estratégicos para o desenvolvimento de Caxias do Sul, entre eles o programa Canaliza Caxias, focado na drenagem e qualificação urbana, e o túnel da Matteo Gianella, para acabar com os alagamentos da região.
Ainda no discurso, afirmou que em 2026 serão abertas as discussões sobre a revisão do Plano Diretor, além da revisão da lei de parcelamento e uso do solo.
Outro ponto destacado foi a ocupação dos espaços públicos e a promoção de eventos, como a programação de Natal e a realização da 35° Festa Nacional da Uva, que inicia no dia 19 de fevereiro. De acordo com o prefeito, as ações reforçam o sentimento de pertencimento da população e contribuem para uma cidade mais participativa.
Ao encerrar sua fala na abertura do ano legislativo, o prefeito reforçou a confiança na capacidade do município e no trabalho conjunto entre Executivo e Legislativo.
“Reitero meu respeito a esta casa, meu compromisso com o diálogo e minha disposição permanente para construir soluções conjuntas. Caxias do Sul tem desafios, mas tem, acima de tudo, capacidade, planejamento e pessoas comprometidas com o futuro da cidade.”
Obras Públicas e Negociações em Andamento
Em entrevista à imprensa, o prefeito comentou sobre o andamento de obras públicas e explicou que dificuldades enfrentadas nos últimos anos estão relacionadas ao aumento dos custos de insumos e à atuação de empresas vencedoras de licitações que não conseguiram concluir os serviços.
O chefe do Executivo também falou sobre o caso Magnabosco, afirmando que a negociação segue em andamento. Segundo ele, qualquer acordo deverá passar pela avaliação do Legislativo e do Ministério Público.
“Precisamos de segurança jurídica e econômica para formular um acordo desse porte. Esse processo também terá que passar pelo Ministério Público e ao Poder Legislativo. Não é uma decisão que o prefeito vá assumir sozinho. O que é certo é a vontade de encerrar essa novela, que tem representado um trauma para todos os prefeitos que me antecederam e não tem sido diferente agora.”
O prefeito ainda comentou sobre a recomendação do Ministério Público relacionada ao túnel de LED instalado durante a programação de Natal. Conforme afirmou, o Executivo irá responder aos apontamentos dentro do prazo legal, ressaltando que parte das questões já foi sanada e que a iniciativa teve ampla adesão da população.