Após sete meses de governo, Daniel Guerra convocou pela primeira vez uma reunião com todos os 23 vereadores de Caxias do Sul. O encontro que aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 28, no gabinete do prefeito teve como intuito pedir o apoio dos parlamentares caxienses na cobrança do repasse de verbas estaduais para áreas de extrema relevância como saúde, educação e segurança.
Guerra destacou a importância de fortalecer o diálogo com o legislativo, e pediu apoio dos vereadores para solicitar junto ao governador José Ivo Sartori, o cumprimento de obrigações do Estado com o Município.
“O governo do Estado, hoje em todas as áreas essenciais têm um deficit com o nosso município, a exemplo disso a questão da saúde onde é imperioso que o governo assuma suas obrigações constitucionais, com o pagamento do que é atribuição do governo do Estado, bem como na questão da segurança pública, na educação e na mobilidade”, revela.
Algumas pautas deverão encabeçar a lista de cobrança de Guerra frente ao governador, entre elas estão a necessidade de avançar na viabilização do Aeroporto Regional de Vila Oliva, o retorno do repasse de verbas para o Hospital Geral, e o pagamento do combustível de viaturas da Brigada Militar, Polícia Civil e Susepe que segundo o prefeito é custeado em 80% pelo Município, além do custeio dos aluguéis de residências dos brigadianos ligados ao policiamento comunitário, que seriam obrigações do Estado.
“O que queremos partilhar com o governador é que cada um cumpra a sua parte nas obrigações constitucionais”, solicita.
O prefeito também admitiu encontrar dificuldades para dialogar com o Sartori.
“A chefia de gabinete do município já tinha feito um pedido para a Casa Civil deste encontro do prefeito com o governador. Nós estamos há três semanas aguardando resposta e não obtivemos. Por esta razão hoje encaminhamos ao e-mail da Casa Civil um documento formal da administração municipal por mim assinado, onde solicitamos audiência com o chefe do poder executivo estadual”, explica.
Durante o encontro também foi apresentado o novo secretário do Esporte e Lazer de Caxias do Sul, Paulo Eugênio Gedoz de Carvalho.
Vereadores pedem menos burocracia
Os vereadores aproveitaram o encontro e também fizeram pedidos ao prefeito, entre eles solicitaram menos burocracia no acesso e contato aos secretários municipais, como revelou o vereador Adiló Didomenico (PTB).
“As cobranças de alguns vereadores e a minha também é da dificuldade que nós temos para agendar reuniões com os secretários, tendo que depender de uma autorização do gabinete, eu acho isso um absurdo. O prefeito reiterou pelas razões dele, preferir que seja acionado o líder ou secretário de governo para que marque a reunião, ou seja um vereador ter que ter um intermediário para marcar uma audiência com o secretário. Isso é uma perda de tempo desnecessária e um cerceamento das relações republicanas”, cobra.
O vereador Alberto Meneguizzi (PSB) classificou a reunião e a aproximação entre legislativo e executivo como positiva. Para o parlamentar a principal iniciativa partiu do presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Gremelmaier (PMDB) que sugeriu um encontro entre os secretários municipais e estaduais para definir prioridades.
“A melhor proposta da reunião foi trazida pelo presidente Felipe Gremelmaier, de reunir os secretários estaduais e o prefeito definir quais são as áreas que ele acha mais críticas e que de repente possa não estar havendo o repasse do governo do Estado para o Município e fazer uma tarde de encontro entre os secretários municipais e estaduais”, destaca.
Entre os 23 vereadores, só dois estiveram ausentes na reunião, Flávio Cassina (PTB) e Elói Frizzo (PSB).