O alto escalão do governo Daniel Guerra tem mais uma baixa. Nesta quinta-feira, dia 9, a Secretária de Cultura, Adriana Antunes, entregou uma carta de demissão ao prefeito. O pedido foi acolhido por Guerra na manhã desta sexta-feira e, para o lugar de Adriana Antunes, o executivo nomeou de forma interina Joelmir da Silva Neto, Diretor da Secretaria.
Adriana Antunes deixa a secretaria da Cultura de Caxias com um legado marcado pela volta da Feira do Livro à Praça Dante Alighieri. Por outro lado, a não realização do Carnaval de Rua por falta de recursos, a Ocupação da Maesa e a polêmica envolvendo um bailarino da Cia Municipal de Dança, detido durante uma performance, também marcam a passagem da jornalista e escritora pela pasta.
Adriana diz que a ideia de sair já vinha sendo amadurecida e que a questão política do cargo pesou na decisão. “Essa é uma decisão que vem sendo pensada há algum tempo. […] A partir daqui eu também já não quero estar dentro do poder público. Eu descobri que estar adiante, estar na frente de uma secretaria, estar dentro de um cargo público tem um viés político também e não é algo que me faz feliz. Não me arrependo de absolutamente nada, mas não é algo que quero para mim”, resumiu.
Além da troca na Cultura, o alto escalão do governo teve duas alterações na Saúde. Darcy Ribeiro Pinto Filho deixou o cargo para Fernando Vivian, que saiu para a chegada de Deysi Piovesan. Outras três secretarias também mudaram seus titulares: a Habitação, com a saída de Tatiane Zambelli e a entrada de Elisandro Fiuza, a de Governo, onde Vania Espeiorin deu lugar à Luiz Caetano e de Esporte e Lazer, onde Márcia Rohr da Cruz saiu para a entrada de Paulo Eugênio Gedóz de Carvalho.