
Em razão da falta de repasse de recursos da união para colocar a UPA em funcionamento, a prefeitura de Farroupilha solicitou o imóvel, que foi liberado para readequação pelo Ministério da Saúde, através de um despacho, publicado no Diário Oficial da União na última segunda-feira (11). Localizado na Avenida Armando Antonello, o prédio passará por uma reestruturação dos ambientes e revitalização externa. No local será instalado a Policlínica.
O prédio abrigará a Farmácia Integrativa, composto pelas farmácias públicas Popular, Solidare e a Farmácia Viva, e o Centro de Especialidades em Saúde – CES, que passa a agregar o novo Centro Integrado de Cuidados da Saúde da Mulher e da Criança. Todos os serviços estarão disponíveis para a comunidade farroupilhense de forma gratuita.
Uma policlínica é uma unidade para prestação de atendimento em várias especialidades de saúde. Para aproveitar toda a estrutura já disponível e qualificar os serviços oferecidos através da rede pública para os farroupilhenses, a prefeitura optou por reunir unidades de saúde já existentes com novos projetos, facilitando o acesso a consultas, exames, procedimentos e outros atendimentos.
O Centro Integrado de Cuidados da Saúde da Mulher e da Criança, que se juntará ao CES, é um projeto que tem como objetivo principal a melhoria dos índices de rastreamento e detecção precoce do câncer de mama nas mulheres; a manutenção do Pré-Natal de todas as gestantes que utilizam o SUS; a redução da mortalidade infantil; o incentivo ao parto natural e ao aleitamento materno; Além de dar continuidade ao Projeto Criança Feliz e implantar o Programa Primeira Infância Melhor.