Cidades

Prazo para aderir ao parcelamento do IPVA 2024 se encerra quarta-feira no Rio Grande do Sul

Tributo pode ser parcelado em seis vezes, mas o pagamento da primeira parcela deve ser feito até 31 de janeiro

Prazo para aderir ao parcelamento do IPVA 2024 se encerra na quarta-feira no Rio Grande do Sul. (Foto: Clic Cidade / Divulgação)
Prazo para aderir ao parcelamento do IPVA 2024 se encerra na quarta-feira no Rio Grande do Sul. (Foto: Clic Cidade / Divulgação)

Com o início do ano, os proprietários de veículos no Rio Grande do Sul já se preparam para cumprir com uma das obrigações anuais, o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) referente ao exercício de 2024. O governo estadual oferece diversas opções e descontos para facilitar o cumprimento da obrigação fiscal.

Uma das alternativas é o parcelamento em seis vezes, permitindo aos contribuintes diluir o pagamento ao longo do primeiro semestre do ano. Além disso, há descontos progressivos para aqueles que optarem por essa modalidade. O pagamento da primeira parcela até 31 de janeiro concede um desconto de 6%. As próximas duas, em fevereiro e março, garantem descontos de 3% e 1%, respectivamente.

É fundamental que o proprietário do veículo esteja atento aos prazos estipulados, uma vez que o parcelamento só é possível se a primeira parcela for paga até o final de janeiro. Caso contrário, a opção de parcelamento não estará mais disponível.

Para realizar o parcelamento via Pix, os contribuintes devem gerar um novo QR Code a cada mês para efetuar o pagamento. O acesso ao valor do IPVA e a geração do QR Code podem ser feitos no site oficial do IPVA RS ou através do aplicativo disponível para download na App Store ou Google Play. Ressalta-se a importância de verificar as informações do destinatário antes de efetuar qualquer pagamento, visando evitar golpes.

Outra oportunidade de economia para os contribuintes é o desconto de 6% para quem optar pela quitação integral do IPVA até o final de janeiro. Além disso, os proprietários podem acumular descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão, alcançando uma redução máxima de até 24,80%.

Os descontos do Bom Motorista variam de 5% a 15%, dependendo do período sem infrações no trânsito. Já o desconto do Bom Cidadão, vinculado ao programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), atinge até 5%, considerando a participação do contribuinte no programa.

O pagamento do IPVA pode ser efetuado nos bancos Banrisul, Bradesco (para correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (para correntistas), e nas lotéricas da Caixa Econômica Federal. A opção pelo Pix também está disponível em mais de 760 instituições financeiras.

Para garantir a segurança no processo de pagamento, é essencial que o proprietário verifique a autenticidade do site utilizado, evitando endereços falsos e possíveis golpes. O acesso seguro à Receita Estadual do Rio Grande do Sul pode ser feito exclusivamente através do domínio oficial: https://www.sefaz.rs.gov.br/apps/ipva.

Os contribuintes devem ficar atentos aos horários limites de funcionamento das instituições financeiras escolhidas, utilizando os diversos canais de atendimento disponíveis, a fim de evitar atrasos nos pagamentos e possíveis complicações fiscais.