Comportamento

Prato Solidário completa oito anos em Caxias do Sul

Iniciativa recolhe o excedente das cozinhas industriais e destina a entidades cadastradas, gerando benefícios na segurança alimentar e nutricional

(Foto: Rafael Lopes/Divulgação)
(Foto: Rafael Lopes/Divulgação)

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), por meio da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional, promove na quarta-feira (08) a comemoração alusiva aos oito anos de criação do Banco de Refeições Coletivas – Programa Prato Solidário. Para marcar a data, haverá um ato simbólico no Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente Murialdo, na Rua Hildo Francisco Ferreira, 1.500, Bairro Santa Fé, a partir das 15h30. Representantes das empresas participantes e convidados visitarão a entidade, onde vão receber uma homenagem das crianças atendidas. Ao longo desta semana, outras empresas também farão visitas semelhantes às instituições beneficiadas.

O programa começou a ser idealizado em agosto de 2013. Em dezembro do mesmo ano, foi batizado “Prato Solidário” pelo Frei Jaime Bettega. O objetivo era recolher o excedente de alimentos produzidos em cozinhas industriais e doar às entidades cadastradas no Banco de Alimentos, gerando benefícios na nutrição e na qualidade de vida de pessoas em vulnerabilidade social. Mantido em parceria pela Prefeitura, Fundação Caxias e empresas locais, foi o terceiro banco assistencial lançado no Município – depois do Banco de Alimentos e do Banco do Vestuário.

O empresário Euclides Sirena, também um dos fundadores do Banco de Alimentos, participou da criação do projeto. “Eu tinha a vontade de fazer alguma coisa pela população em situação de rua. Começamos com ajuda de voluntários a servir as refeições na Rua Os Dezoito do Forte, perto da Praça da Bandeira. Depois, as refeições passaram ao antigo Restaurante Popular, ao lado do Postão. Chegamos a oferecer 2 mil refeições por dia só no Prato Solidário”, recorda.

Um aspecto fundamental, segundo Sirena, foi a aprovação da Lei Municipal 8.158, de 8 de dezembro de 2016, que regulamentou a doação de alimentos pelas empresas. “Foi um passo muito importante porque deu a segurança que as empresas parceiras precisavam para seguir participando do projeto e auxiliando na questão da segurança alimentar. Hoje, essa lei, que surgiu em Caxias, é referência para todo país”, afirma.

Ao longo do ano de 2021, o programa teve o alcance ampliado. Em julho, foi firmada uma parceria com o Hospital Pompéia para o fornecimento diário de 30 refeições para a Entidade de Assistência à Criança e ao Adolescente (ENCA), que atua na região da Zona Norte, em Caxias do Sul. Em março, o Hospital da Unimed também se incorporou à iniciativa, destinando 40 refeições diárias ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos CAE Ampliando Horizontes, no Bairro Euzébio Beltrão de Queiroz.

O programa é aberto às empresas que desejarem participar. O diretor-geral do Banco de Alimentos, Edson da Rosa, lembra que as instituições interessadas podem procurar a SMAPA. “Serão muito bem-vindas. Todo apoio é importante para combatermos as dificuldades de tantas pessoa s que enfrentam a ameaça da fome”, assinalou. O telefone de contato é (54) 3211-5943.