OBRAS

Praça da Emancipação será revitalizada para sediar Feira do Livro de Arroio do Sal

As melhorias na praça incluem paisagismo, pintura, substituição de lajotas, instalação de pergolados, deck de madeira, pintura dos muros e o plantio de gramas e novas espécies de plantas

(Divulgação)
(Divulgação)

A Praça da Emancipação, um dos principais pontos de convivência de Arroio do Sal, está passando por uma revitalização completa para receber a Feira do Livro 2025, que ocorrerá entre os dias 12 e 16 de novembro. A ação integra o esforço da gestão do prefeito Luciano Pinto para unir cultura, educação e valorização dos espaços públicos.

Promovida pela Secretaria de Turismo, Esportes, Juventude e Cultura e pela Secretaria Municipal de Educação, a feira terá como tema “Ler, Saber e Viver”, destacando a leitura como ferramenta de transformação e cidadania. A edição deste ano também traz um diferencial: a árvore símbolo da praça, uma falsa seringueira, foi incorporada à identidade visual do evento e será ponto central da revitalização.

Segundo a coordenadora de Cultura, Édria Melo, as melhorias na praça incluem paisagismo, pintura, substituição de lajotas, instalação de pergolados, deck de madeira, pintura dos muros e o plantio de gramas e novas espécies de plantas. A revitalização conta com recursos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca e verbas de emendas parlamentares de vereadores locais.

“O objetivo da nossa gestão é sempre realizar eventos que deixem um legado para a comunidade. A Feira do Livro é um evento cultural importante, e, ao mesmo tempo, será uma oportunidade para requalificarmos um espaço tão querido pela população”, destacou Édria.

A escolha da árvore da praça como símbolo permanente da feira foi uma sugestão do patrono da edição 2025, o publicitário, ilustrador e escritor André Saut. A imagem está presente em materiais gráficos, camisetas e campanhas digitais. Conforme o secretário de Turismo, Luciano Costa, a ideia é manter a identidade visual nos próximos anos, promovendo economia e continuidade cultural.

Atrações confirmadas da Feira do Livro 2025:

  • Patrono: André Saut
  • Contações de histórias: Léia Cassol, Márcia Dieter, professora Franciele Medeiros
  • Palestra: Daniel Scola (escritor e jornalista)

Teatro e circo:

  • Companhia Re Tri Circo
  • Companhia Caixa do Elefante – espetáculos “Cuco: A Linguagem dos Bebês” e “Bom pra Cachorro”
  • Companhia Láparo Produções – “Que História é Esta?”
  • Cia de Tchêatro Xebebeu – “Brincando de Teatro”

A programação completa será divulgada nos próximos dias. A expectativa da prefeitura é que a Feira do Livro 2025 reforce o calendário cultural do município e valorize ainda mais os espaços públicos como centros de convivência, leitura e educação.