(Divulgação)
(Divulgação)

A Praça da Emancipação, um dos principais pontos de convivência de Arroio do Sal, está passando por uma revitalização completa para receber a Feira do Livro 2025, que ocorrerá entre os dias 12 e 16 de novembro. A ação integra o esforço da gestão do prefeito Luciano Pinto para unir cultura, educação e valorização dos espaços públicos.

Promovida pela Secretaria de Turismo, Esportes, Juventude e Cultura e pela Secretaria Municipal de Educação, a feira terá como tema “Ler, Saber e Viver”, destacando a leitura como ferramenta de transformação e cidadania. A edição deste ano também traz um diferencial: a árvore símbolo da praça, uma falsa seringueira, foi incorporada à identidade visual do evento e será ponto central da revitalização.

Segundo a coordenadora de Cultura, Édria Melo, as melhorias na praça incluem paisagismo, pintura, substituição de lajotas, instalação de pergolados, deck de madeira, pintura dos muros e o plantio de gramas e novas espécies de plantas. A revitalização conta com recursos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca e verbas de emendas parlamentares de vereadores locais.

“O objetivo da nossa gestão é sempre realizar eventos que deixem um legado para a comunidade. A Feira do Livro é um evento cultural importante, e, ao mesmo tempo, será uma oportunidade para requalificarmos um espaço tão querido pela população”, destacou Édria.

A escolha da árvore da praça como símbolo permanente da feira foi uma sugestão do patrono da edição 2025, o publicitário, ilustrador e escritor André Saut. A imagem está presente em materiais gráficos, camisetas e campanhas digitais. Conforme o secretário de Turismo, Luciano Costa, a ideia é manter a identidade visual nos próximos anos, promovendo economia e continuidade cultural.

Atrações confirmadas da Feira do Livro 2025:

  • Patrono: André Saut
  • Contações de histórias: Léia Cassol, Márcia Dieter, professora Franciele Medeiros
  • Palestra: Daniel Scola (escritor e jornalista)

Teatro e circo:

  • Companhia Re Tri Circo
  • Companhia Caixa do Elefante – espetáculos “Cuco: A Linguagem dos Bebês” e “Bom pra Cachorro”
  • Companhia Láparo Produções – “Que História é Esta?”
  • Cia de Tchêatro Xebebeu – “Brincando de Teatro”

A programação completa será divulgada nos próximos dias. A expectativa da prefeitura é que a Feira do Livro 2025 reforce o calendário cultural do município e valorize ainda mais os espaços públicos como centros de convivência, leitura e educação.