Custo de Vida

Postos têm de publicar tabela de preços do diesel antes e depois da greve

Mensagem com preço comparativo do diesel  deve ser clara
Mensagem com preço comparativo do diesel deve ser clara


Mensagem com preços comparativos do diesel deve ser clara (Foto: Dariano Moraes)

O governo federal através do Ministério da Justiça, publicou no diário oficial desta quarta-feira, 6 de junho, portaria que obriga os postos de combustíveis a exibirem de maneira ostensiva os preços praticados no preço do litro do diesel antes e depois da greve.

A fiscalização será exercida pelos Procons estaduais e municipais e visa demonstrar, claramente, aos consumidores o desconto de R$ 0,46 concedido no preço do litro do produto a partir da greve dos caminhoneiros que reivindicavam redução no preço do produto.

Conforme a portaria, a publicação nos postos de combustíveis tem como referência o valor do diesel a partir de 1º de junho em comparação ao que era cobrado no dia 21 de maio.

Segundo o dispositivo não há exigência de padrão para a publicação, desde que a mensagem seja clara e ostensiva, podendo ser usado cartazes, placas, faixas e similares.

Outra exigência é que os postos apresentem as notas fiscais da compra do combustível nas distribuidoras e também as notas da venda para o consumidor.

Caso seja constatado que a redução não foi repassada ao consumidor o Procon deverá instaurar processo administrativo.

As sanções vão desde multa, suspensão temporária da atividade, interdição parcial ou total  do estabelecimento ou da atividade.