O Pronto Atendimento 24 Horas (PA 24H) passará por reforma e ampliação a partir da próxima semana. Conforme a avaliação da Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan), o atendimento precisará ser interrompido para a execução das obras. Dessa forma, a recepção de novos pacientes será encerrada às 23h59 da próxima terça-feira (16/10), com expediente interno até as 8h de quarta-feira (17/10), quando acaba o turno do plantão, a fim de garantir a assistência a todos que já tiverem dado entrada na unidade.
Os que chegarem ao local a partir da 0h do dia 17 de outubro serão orientados sobre os serviços disponíveis, conforme a necessidade de cada usuário. A condução de como se darão os atendimentos à população foi fixada em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura de Caxias do Sul e os Ministérios Públicos Federal e Estadual.
De acordo com o laudo da Seplan, a execução da obra concomitante aos atendimentos não é apropriada e colocaria os pacientes em risco. Estão previstas intervenções em praticamente todos os ambientes do pavimento térreo. Mesmo considerando a possibilidade de fazer a obra em etapas e com o devido isolamento, a situação de reforma não condiz com o atendimento que deve ser prestado por um serviço de saúde. “Conforme a análise, os pacientes poderiam entrar em contato com gases medicinais, poeira, resíduos de construção e ruídos das demolições que serão feitas para ampliação do espaço. Essas condições poderiam comprometer a saúde, que já está sensibilizada”, explica o titular da pasta, Fernando Mondadori.
O Postão passará a ter a estrutura aprimorada para que possa ser habilitada e qualificada como Unidade de Pronto Atendimento III (UPA III). O objetivo da prefeitura é entregar uma nova estrutura à comunidade, mais ampla e moderna, melhorando e agilizando os atendimentos. Além disso, com a classificação como UPA III, o serviço poderá receber até R$ 525 mil por mês dos governos federal e estadual. Atualmente, o PA é custeado exclusivamente com verbas oriundas da arrecadação do Município. A previsão de duração da obra é de 180 dias. A empresa que executará os trabalhos é a Técnica Construções Ltda, selecionada por meio de licitação. O investimento será de R$ 637,5 mil.
“A prefeitura fez um estudo sobre todas as possibilidades possíveis. A mais segura é a que optamos. Entendemos que esse período de adaptação se faz necessário para, posteriormente, garantir um serviço de excelência à população. É o que a cidade merece e precisa. O PA reabrirá muito melhor, com equipamentos novos, de primeira linha. Estamos realinhando todos os serviços e os usuários podem ficar tranquilos que terão atendimento garantido”, resumiu o interino da secretaria da Saúde, Júlio César Freitas.
O andamento das reformas foi explicado aos servidores do Postão em assembleia convocada para esta terça-feira (09/10), no auditório do Centro Administrativo. Nesta quarta-feira (10/10), o prefeito Daniel Guerra deve se reunir com vereadoras e vereadores caxienses na prefeitura, a fim de explicar todos os passos e esclarecer dúvidas dos parlamentares. A solicitação de agenda foi feita pelo gabinete do prefeito ao presidente do Legislativo, Alberto Meneguzzi. A reunião foi um compromisso firmado pela prefeitura com a Câmara para garantir que todas as informações sejam repassadas corretamente aos vereadores e que eles possam sanar questionamentos junto ao Executivo.
Como será feito o atendimento
Conforme estudo realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), cerca de 80% da demanda do PA não é de urgência e emergência, ou seja, atendimentos de baixa complexidade que poderiam ser efetuados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). De acordo com o compromisso firmado no TAC com o Ministério Público, a prefeitura se comprometeu a assegurar o atendimento da população reforçando as equipes das 49 UBSs do Município com os profissionais do PA. Ainda está fixado que a prefeitura ampliará a oferta do serviço público de saúde, em caso de necessidade, mesmo que seja preciso contratar serviços privados para tal. A UPA 24H também recebeu aumento da capacidade de atendimento, com contrato aditivado.
A prefeitura explicou aos servidores do PA, nesta terça-feira, como se darão os atendimentos e o remanejo dos profissionais para as outras unidades de saúde do Município, bem como as escalas de trabalho. A SMS e a Secretaria de Recursos Humanos e Logística (SMRHL) apresentaram a lista de vagas disponíveis. Os servidores há mais tempo nos cargos serão os primeiros a escolher as unidades onde atuarão. Todos deverão encaminhar resposta sobre suas preferências até 17/10.
Além disso, para assegurar o deslocamento da comunidade, o Município manterá a linha de transporte público “L 92 – PA24H – UPA 24H”, que funciona todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, das 6h30 às 23h10. A cada 40 minutos, um ônibus sai em frente ao Postão em direção à UPA. Como há integração tarifária, o usuário que vem dos bairros paga apenas uma passagem para cumprir o trajeto.
Durante 15 dias após o fechamento para reformas, a prefeitura manterá um profissional junto ao PA para orientar a comunidade sobre os locais de atendimento, com acionamento do Samu quando necessário. Também estão disponíveis para informações dois telefones a partir do dia 17: o da Ouvidoria da SMS, (54) 3290.4446, das 8h às 16h30; e um número especial para esclarecimento 24 horas, (54) 9 8447.5580.
UBSs referência
A prefeitura manterá em funcionamento com atendimento médico em horário estendido (das 7h30 às 21h) as UBSs de referência da cidade: Esplanada, Reolon, Desvio Rizzo, Diamantino e Vila Ipê. Elas receberão reforço de três médicos de 20 horas cada, garantindo a ampliação de 48 consultas diárias em cada uma.
Atendimentos a partir de 17 de outubro
Consultas e atendimento odontológico:
UBSs: 7h30 às 16h30 (ou até as 21h nas cinco UBSs referência)
UPA 24H
Urgências e emergências:
UPA 24H
SAMU (192)
Pronto-socorro do Hospital Pompéia
Pronto-socorro do Hospital Geral
Curativos:
UBSs: de segunda a sexta-feira
UPA 24H: sábados e domingos
Notificação de acidentes com material biológico:
UPA 24H