O Pronto Atendimento 24 horas de Caxias do Sul conta com o prontuário eletrônico. A tecnologia permite que todo procedimento prestado ao paciente fique registrado e acessível em toda rede de saúde. Com o sistema, é possível verificar hora de entrada, saída, duração da consulta, medicamentos aplicados e dispensados, solicitação e resultados de exames, entre outros.
Com o histórico clínico do usuário visível, inclusive nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), os profissionais podem acompanhar melhor as condições de saúde e verificar a continuidade dos tratamentos propostos, independentemente do local em que ocorreram os atendimentos. Além disso, a nova tecnologia garante mais agilidade nos registros, ou seja, médicos e enfermeiros terão mais tempo para ações de cuidado com o paciente.
Uma equipe de informática da Secretaria Municipal da Saúde e da empresa fornecedora do sistema permanece de plantão no Postão para garantir o funcionamento da ferramenta, esclarecer dúvidas dos servidores e resolver qualquer problema que possa surgir.
Até agora, mil servidores passaram por treinamento para utilizar o novo sistema, portanto, estão capacitados para operar o prontuário. Mais mil devem ser treinados nos próximos meses. O investimento do município neste projeto é de mais de R$ 4 milhões.