Comportamento

Posse canônica do novo reitor do Santuário de Caravaggio será no dia 26 deste mês

Escola Catequética
Foto: Gleici Trois

Desde a ultima quarta-feira (09), o Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, já tem a presença do novo reitor, Padre Ricardo Fontana, nomeado pelo bispo de Caxias do Sul dom José Gislon. A cerimônia de posse canônica está marcada para o dia 26 de fevereiro, às 17h, no próprio Santuário.

Na tarde da última sexta-feira (11), o padre Ricardo Fontana foi recebido pelo prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin e o vice-prefeito Jonas Tomazini, aonde foi entregue o convite para a Posse Canônica, junto com uma imagem de Nossa Senhora de Caravaggio.

A noite esteve junto a equipe Sacerdotal do Santuário de Caravaggio, no encontro de formação e encaminhamentos, com os Ministros Extraordinários da Eucaristia do Santuário de Caravaggio. Padre Ricardo Fontana marcou sua presença, com palavras de acolhimento ao grupo de Ministros que gradualmente retornam ao serviço junto as Celebrações neste Santuário.

“As perspectivas de assumir um Santuário, que é um ponto de convergência, é sentir que acolher bem também é evangelizar. Maria é o símbolo do cuidado de Deus na vida de cada um de nós. Ela representa a mãe de ternura, mãe que consola e mãe da misericórdia”, afirmou padre Fontana.

Padre Ricardo Fontana nasceu em São Marcos, também na Serra gaúcha. Ainda na primeira infância, com dois anos de idade, voltou à Flores da Cunha, cidade de origem dos seus pais, onde cresceu. Aos 13 anos entrou no Seminário dos Josefino de Murialdo, distrito de Fazenda Souza, na cidade de Caxias do Sul.

Quando concluiu seu mestrado, já tinha oito anos de ordenação presbiteral e foi convidado para atuar como vigário paroquial da Catedral Santa Teresa D’Ávila, onde permaneceu por cinco anos. Ali, fez uma experiência de quatro anos e acabou se incardinando no clero diocesano de sua origem, em Caxias do Sul.

Posteriormente foi designado pároco na Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, em Carlos Barbosa, onde ficou três anos. Os últimos sete, foram vividos na função de reitor e pároco da Paróquia Santuário de Santo Antônio em Bento Gonçalves.

Padre Ricardo completou 23 anos de sacerdócio no dia 20 de dezembro do ano passado.