A exemplo de outras cidades no Rio Grande do Sul, Porto Alegre segue em alerta por conta do tempo e está condição, conforme a prefeitura, seguirá até este sábado. O nível do rio Guaíba ainda é estável e marca 2,41 metros no Cais Mauá e 1,98 metros na água manual da Ilha da Pintada nesta sexta-feira (08).
A previsão do tempo aponta para mais chuva até o final de semana, o que pode contribuir para o aumento do nível do rio. A administração municipal segue preocupada com trabalhos de prevenção na região das Ilhas. Nessa quarta, a Defesa Civil e a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) montaram um abrigo temporário na Escola Alvarenga Peixoto, localizada na Ilha Grande dos Marinheiros.
O local, com capacidade para acolher 50 pessoas, está com 15: sete adultos, seis crianças e dois adolescentes. Uma mulher, que chegou com suspeita de tuberculose, foi deslocada para o Pronto Atendimento da Vila Cruzeiro. Ela teve o diagnóstico negativo.
“Das 142 áreas de risco existentes em Porto Alegre, 14 estão no bairro Arquipélago com tipologia de inundação. Diante do cenário meteorológico dos últimos dias e das consequências na localidade, os órgãos municipais passaram a atuar com prioridade na região”, explica o coordenador da Defesa Civil municipal, Evaldo Rodrigues.
Fonte: Correio do Povo