Comportamento

Porto Alegre desobriga o uso de máscaras em lugares fechados

A medida ainda precisa ser publicada no Diário Oficial

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Após uma reunião na manhã desta sexta-feira (18), o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, decidiu pela liberação da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. Na semana passada, o chefe do executivo municipal havia liberado o uso do aparato em lugares abertos e, dias depois, o governador Eduardo Leite seguiu a mesma medida. A medida ainda precisa ser publicada no Diário Oficial.

“Tivemos uma produtiva reunião onde enfrentamos a questão do uso da máscara. Nossa cidade é uma das mais vacinadas do país, com baixas internações e transmissões. Estamos tornando a máscara facultativa em espaços fechados com duas exceções que são os ambientes de saúde e o transporte público”, explicou o prefeito

“Aos grupos de risco, por exemplo, recomendamos que continuem usando máscara. Essa decisão é baseada na ciência, a pandemia não terminou. Mas Porto alegre tem agido com muita responsabilidade e estamos maduros para tomar esse passo”, completou.

Questionado sobre um possível retorno das máscaras em caso de um novo aumento de casos, Melo disse: Trabalharemos muito para que isso não aconteça. Se caso isso venha a acontecer, a mesma mão que assinou a liberdade é a que vai pesar não só no uso de máscaras, mas outras restrições necessárias”.

Com relação à rede escolar, o prefeito disse que a regra é a mesma. “Escolas seguem o mesmo regramento do uso facultativo. O que não permitiremos é que os diretores decidam o que tem que se fazer na escola. Os pais decidem pelos filhos”, disse Melo.

O vice-prefeito, Ricardo Gomes, salientou que a decisão em escolas da rede estadual diz respeito ao Piratini. “O Estado decide pela sua rede. A rede municipal e a recomendação para rede privada é do decreto do município de Porto Alegre”.

Fonte: CP