Plantão

Portal Leouve comemora dia nacional dedicado aos estagiários

A data foi estabelecida em 1982, com a publicação do Decreto nº 87.497/82, documento que regulamentou a lei sobre estágio.

Foto: Mauro Teixeira
Foto: Mauro Teixeira

O estágio é o primeiro passo rumo à vida profissional. É no estágio, cuja data é comemorada oficialmente nesta terça-feira, dia 18 de agosto que o estudante tem a oportunidade de ter contato com o mundo do trabalho, integrando o aprendizado da sala de aula à prática empresarial e desenvolvendo habilidades técnicas e comportamentais.

No Leouve o “estagiário” se transformou em uma figura quase folclórica e que permeia a imaginação dos leitores sempre que alguma informação ou chamada curiosa é publicada no portal ou nas redes sociais vinculadas ao site.
O que pouca gente sabe é que as brincadeiras dos leitores em relação ao “estagiário” quase sempre repercute também na redação e na maioria das vezes os verdadeiros estagiários dividem a carga do trabalho de igual para igual com os profissionais que já estão há muito tempo atuando, como é o caso dos estudantes de jornalismo, Fernanda Tomás, 22 anos e Günther Schöler, 22 anos.

Contratada como estagiária do Grupo RSCOM desde maio de 2019, ela revela que a oportunidade tem sido uma grande experiência profissional. “No Leouve, estagiário faz quase tanto quanto repórter, e isso é incrível porque não somos limitados em nenhum momento e já temos responsabilidades e prazos a serem cumpridos. É incrível poder trabalhar de igual para igual com o restante da equipe”, conta.

“Se eu pudesse dar um conselho, não apenas para os estudantes de jornalismo, mas para todos os estudantes, seria: faça um estágio, faça 10 estágios! Porque toda experiência é válida.”

Günther também sentiu o gostinho de atuar como estagiário nos bastidores do Portal Leouve e da Rádio Viva em duas oportunidades. Ele conta como foi a passagem pela empresa. “Estagiei na Viva e Leouve duas vezes, no fim de 2019 e recentemente entre maio e junho. Foi minha primeira experiência profissional, completamente diferente do que eu esperava. Pude escrever notícias e reportagens, produzir programas, entrei ao vivo na rádio (Serrana) diversas vezes”, avalia.

Já Fernanda, a estagiária do Leouve, traça um paralelo entre a teoria e a prática e lembra do que os mestres falam em sala de aula em relação ao periodo dedicado ao estágio. “Os professores sempre falam que há uma grande diferença entre a teoria e a prática, e que nós só aprendemos realmente o que é ser um jornalista trabalhando. E isso é a mais pura verdade. Eu vejo o estágio como uma oportunidade de aprender, crescer e evoluir, não apenas como profissional, mas também como pessoa”, conta.

Quanto a curiosidade dos seguidores do Portal Leouve sobre quem é o autor das chamadas e das matérias curiosas, Fernanda, faz uma revelação aos leitores curiosos. “Como vocês já sabem, o estagiário é um personagem muito famoso no Leouve, mas uma coisa que os leitores não sabem é que na verdade esse personagem é interpretado por toda a redação. A gente só leva a fama! Mas em uma coisa eu tenho que concordar com vocês: efetivem o estagiário!”, brinca.