
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral do Complexo Santa Casa de Rio Grande não está mais recebendo pacientes desde o último final de semana. A decisão foi tomada pela direção do hospital por conta da falta de médicos para completar as escalas necessárias para o direcionamento de equipes que atuam no local. Os pacientes que estavam internados nos 10 leitos disponíveis foram encaminhados para UTI do Hospital de Cardiologia.
O Complexo Santa Casa de Rio Grande conta atualmente com 20 leitos covid-19, 10 leitos de UTI geral e UTI cardiológica. Com o fechamento na UTI geral, o Hospital de Cardiologia do Complexo Santa Casa está com seus leitos com ocupação de 100%. A situação preocupa a direção, que deve se reunir na noite desta terça-feira (5), para buscar uma solução.
A definição das escalas é um dos maiores desafios dos diretores técnicos dos hospitais. Em Rio Grande, a demanda é alta devido aos dois hospitais de referência que a cidade conta, o problema torna-se ainda mais latente. O diretor-técnico do Hospital de Cardiologia, Dr. Evandro Oss, falou sobre essas dificuldades: “É algo que não gostaríamos que estivesse acontecendo. É muito difícil montar as escalas médicas e nós ainda sofremos em 2020 a perda de um colega que é o Dr. Cardia”, relembrou.
Diante da pandemia, inúmeros profissionais de saúde que acabam apresentando sintomas também é um dos fatores que colaboram para a montagem das escalas: “Nós temos muitos funcionários que apresentaram sintomas e que nós precisamos afastá-los imediatamente. Estamos fazendo apelos junto aos corpos clínicos, pois não podemos ficar sem médicos dentro das Unidades de Terapia Intensiva”, afirmou o Dr. Evandro Oss.
Fonte: Grupo Oceano
Foto: Divulgação/Simers