Estimulado pela Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) em Farroupilha busca destinar o recolhimento de resíduos recicláveis, garantindo a correta destinação de materiais como plásticos, vidros, papéis, metais, madeiras, eletrônicos e outros itens não contaminados e previamente limpos. Produtos como esponjas e óleos de cozinha também são recepcionadas no ecoponto.
Este foi o tema debatido na noite desta segunda-feira (4) na Câmara de Vereadores, contando com a presença do Secretário da Pasta, Nestor Zanonatto Filho. O PEV, inicialmente, estará localizado no bairro Vicentina, com atuação de segunda a sexta em horário comercial e sábados pela manhã, conforme aponta o Estudo de Impacto de Vizinhança apresentado.
Para sua implantação, é necessário encaminhar a gestão do PEV, via chamada pública, a uma empresa ou Associação. O secretário salienta que planeja-se ampliar o número de PEVs no município de forma estratégica, estimulando o cidadão a buscar o ponto para descarte correto, resultando em melhores impactos ambientais, econômicos e sociais.
Atualmente, Farroupilha aterra mensalmente cerca de mil toneladas de lixo e arrecada 270 toneladas de lixo seletivo, próprios para reciclagem.