Comportamento

Ponte será construída entre Veranópolis e Nova Roma do Sul sobre o Rio da Prata

A ponte terá 15m de altura, 120m de comprimento e 4m de largura

Foto: Leticia Fracasso
Foto: Leticia Fracasso

Nesta terça-feira, dia 13 de setembro, o Prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli, acompanhado do Secretário de Governo, Eliezer Dalla Costa, recebeu em seu gabinete a visita do Prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Fávero Pasuch, e dos representantes da CRERAL – Cooperativa Regional de Eletrificação do Alto Uruguai, que tem sua sede na cidade de Erechim. Encontro que retomou o assunto de construção de uma usina de energia entre os municípios de Veranópolis e Nova Roma do Sul.

Oportunidade onde a Creral apresentou o todo o projeto da usina UHE Foz do Prata, a ser construída no Rio da Prata, com projeção de produção de energia, impactos e intervenções necessárias. O início das obras está previsto para acontecer no segundo semestre de 2024, pois a cooperativa precisa deste tempo para liberar todas as licenças necessárias.

Nesta reunião ficou acordado que como contrapartida para a realização do projeto da usina, a Creral irá construir uma ponte entre os municípios de Veranópolis e Nova Roma, a qual terá 15m de altura, 120m de comprimento e 4m de largura, tendo um custo estimado no valor de 5,4 milhões de reais. Atualmente a ligação entre esses municípios é feita por balsa e essa foi uma importante reivindicação de Nova Roma do Sul. A ponte será construída 800 metros abaixo de onde será feita a barragem da usina, não sendo no local onde tem a travessia da balsa hoje.

O presidente da cooperativa de energia, João Alderi do Prado, explicou que a UHE Foz do Prata terá potência instalada de 49,3 MW com característica de PCH, sendo que na casa de força principal serão 45 MW e na casa de força complementar junto ao pé do barramento serão mais 4,3 MW, o investimento estimado para a realização do projeto está em aproximadamente de R$ 300 milhões.

A Foz do Prata é a primeira UHE da Creral, cooperativa de eletrificação rural com mais de 50 anos de existência, e há 20 anos atuando na geração através de PCHs, CGHs, UTE e UFVs.

Fonte: Prefeitura de Veranópolis