Interditada há cerca de 45 dias, uma ponte está causando transtornos aos moradores da comunidade de Caravaggio, interior de Farroupilha. Desde que foi interditada, os motoristas precisam fazer um desvio que aumenta o trajeto em cerca de cinco quilômetros. Ou no caso dos estudantes, o ônibus vem até a ponte e depois retorna pelo mesmo caminho, obrigando os alunos a seguirem a pé ou os pais virem busca-los no local.
A ponte foi interditada pela Defesa Civil de Farroupilha no dia 2 de setembro, devido ao risco de desmoronamento. Após as fortes chuvas parte da estrutura cedeu e caiu sobre o córrego e comprometeu sua estrutura.
Os moradores do local, a maioria produtores rurais, estão preocupados com a situação pois precisam escoar a produção do campo pelo trecho. Conforme o agricultor Jonathan Pasa, os moradores já contataram com a prefeitura, mas até agora a ponte não foi concertada.
“Desde que houve o desmoronamento fizemos o contato com a secretaria de obras, porém até agora não foi solucionado o problema. Nossa preocupação maior é com as crianças que precisam vir até aqui para pegar o ônibus e seguir para escola. E também com a aproximação da safra de verão, pois precisamos escoar a produção”, destaca.
A prefeitura estima começar a obra na próxima semana. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Trânsito, Fernando Silvestrin, um problema no processo licitatório atrasou a obra.
“Tivemos um pequeno problema na licitação, pois a empresa que ganhou faltou ter um requisito que só foi percebido no final. Mas já licitamos novamente e na semana que vem vamos dar inicio as obras. Sabemos da importância dessa ponte para população de Caravaggio principalmente para escoar a produção e esperamos o mais breve possível liberar o trânsito no local”, salienta.
A estrada onde está localizada a ponte liga a comunidade de Caravaggio a Linha 30.