A Politécnica-SP venceu o Farrapos no Estádio da Montanha em Bento Gonçalves na tarde deste sábado (13), e é campeã do Campeonato Brasileiro de Rugby 2018, o Super 16. Até então, nenhuma das duas equipes havia sido campeã da 1ª divisão, portanto o título foi inédito para os paulistas. A Politécnica saiu na frente no marcador e sustentou a vantagem até o final, vencendo pelo placar de 30 a 25.
Os visitantes marcaram logo no início do jogo com penal convertido por Zé, e os donos da casa foram buscando diminuir a vantagem ao longo da partida. Maranhão ampliou o placar para a Poli, após chute cruzado.
O Farrapos descontou com penal convertido por Facundo Flores, aos 22 minutos, porém logo na sequência a Poli voltou a marcar com Zé em penal e nos últimos minutos, Facundo Flores também em penal diminuiu a vantagem para os donos da casa. O primeiro tempo terminou em 13 a 6 para os paulistas.
Na segunda etapa, a partida ganhou em emoção com uma tentativa de reação dos bento gonçalvenses, que até se aproximaram no placar, mas não o suficiente para ficar com o título. Valentin anotou o segundo try da partida, aumentando a vantagem da Poli. Sininho ampliou: 27 a 6. Os donos da casa reagiram com try de Angelo Marcucci. Coghetto também registrou sua participação passando pela defesa paulista anotando e deixando a partida em aberto.
O jogador Pablo recebeu cartão amarelo após lance duvidoso e deixou os bento gonçalvenses em desvantagem numérica. Os paulistas aproveitaram o atleta a mais e aumentaram com mais um penal de Zé. O Farrapos brigou até o final e conseguiu diminuir a vantagem no último minuto, com um try de Angelo Marcucci, após mais um maul. Mesmo com um super apoio da torcida nas arquibancadas da Montanha, já era tarde para reverter e a vitória da Politécnica estava decretada: 30 a 25 e o título da competição.
A decisão reuniu duas fortes equipes. De um lado, o Farrapos: atual campeão gaúcho, vice-campeão brasileiro de 2017 e invicto em 2018 em todas as competições. A equipe não perdia em casa desde o Campeonato Brasileiro de 2016.
Do outro lado a Politécnica: atual campeã paulista, vice da taça Tupi em 2016, campeã paulista de 2017 e que enfrentou o Farrapos apenas duas vezes, ambas no ano passado, no Rio Grande do Sul com os gaúchos vencendo por 50 a 5 na primeira fase e depois nas quartas de final com nova vitória do Farrapos por 32 a 23.
Pela segunda vez consecutiva, a equipe do Farrapos, do técnico Javier Cardozo ficou com o vice-campeonato da competição nacional. Apesar de não ter conquistado o inédito título, o Farrapos contou com o artilheiro do Super 16, Facundo Flores, destaque da equipe e da competição em 2018.
Assista uma conversão da Politécnica:
Mais uma conversão da equipe paulista:
Assista a conversão do Farrapos ao fim do primeiro tempo:
Cobrança de line out para o Farrapos:
As duas equipes protagonizaram uma final com disputas acirradas:
Torcida vai a loucura com reação do Farrapos:
Equipes recebendo as medalhas e os troféus na premiação:
Clique na imagem para ampliar: