O Comando de Polícia Ostensiva da Serra comunica que o Inquérito Policial Militar (IPM) que apurou os fatos ocorridos em 12 de agosto de 2022, após um acidente de trânsito em Caxias do Sul, em que três pessoas foram agredidas por um policial militar de folga, pertencente ao 12⁰ Batalhão de Polícia Militar, sediado em Caxias do Sul, já foi concluído pelo encarregado, e seguiu para solução do Comandante Regional de Polícia Ostensiva da Serra, Coronel Márcio José Rosa da Luz.
Confira a nota
“Já analisamos o procedimento juntamente com minha assessoria correcional e na próxima quarta 16/11 estaremos encaminhando o mesmo para a Justiça Militar e Ministério Público. A nossa conclusão foi pelo indiciamento do Soldado envolvido na ocorrência, por Ameaça, Injúria e Lesão Corporal. Já os dois PMs que compareceram para atender a ocorrência foram indiciados por Prevaricação”, destaca o Coronel Márcio.
Relembre o caso
Na madrugada do dia 12 de agosto de 2022, por volta de 1h30, na área central de Caxias do Sul, no cruzamento das ruas Sinimbu e Marquês do Herval, houve uma confusão. Imagens de possíveis agressões de um policial militar contra três pessoas foram gravadas pelo morador de um prédio, localizado na região e encaminhadas ao Ministério Público.
De acordo com o boletim de ocorrência, que foi registrado pelo piloto da motocicleta no dia 15 de agosto, segunda-feira, ele e um amigo trafegavam com a moto pela Rua Sinimbu, na área central. Próximo ao Shopping Pratavieira o condutor de um veículo Vectra trocou de pista e abalroou na parte da frente da moto. Porém, ele não parou. No cruzamento seguinte, a moto e o carro ficaram lado a lado e o motorista do Vectra apontou uma pistola contra os motociclistas. Na esquina das ruas Sinimbu com Marquês do Herval, eles pararam. O motorista agrediu os dois motociclistas com tapas. Depois ordenou que deitassem no chão e lhes agrediu novamente.
Passavam algumas pessoas pela rua e uma mulher pediu para o indivíduo parar com as agressões. Ela também recebeu dois tapas no rosto. Sem se identificar, o indivíduo, sem se identificar, passou a consultar os dados da moto e do piloto. Ele ameaçou dizendo que sabia onde o homem morava e não era para levar a situação adiante. Ainda, ele teria ordenado que as outras pessoas ali presentes fossem embora.
No local, segundo o boletim de ocorrência, chegou uma viatura da Guarda Municipal e duas da Brigada Militar. Porém, os órgãos de segurança não tomaram providências. Ainda, o motorista do Vectra ligou para uma pessoa e minutos depois um Jeep Compass, de cor escura, chegou no endereço. Após essas agressões o motorista se apresentou como Policial Militar. A CNH do motociclista foi entregue para um dos policiais, de uma das viaturas que chegou posteriormente. O piloto da moto foi mandado embora que a ocorrência seria registrada apenas pelos policiais direto na Delegacia. O documento foi entregue para o piloto da moto no estacionamento da Delegacia.
Um vídeo, postado no youtube pela moradora que testemunhou os fatos, registra a partir do momento que o piloto da moto estava no chão sendo ameaçado pelo policial. As imagens tem 11 minutos e 35 segundos. As imagens mostram o homem de pé com uma arma na mão, os dois motociclistas no chão. Além da chegada de duas mulheres, uma delas leva dois tapas no rosto. Ainda ao final da imagem mostra uma viatura da Guarda Municipal e o vereador Alexandre Bortoluz, de Caxias do Sul.
Leia também
Policial Militar envolvido em agressões é retirado do policiamento de rua em Caxias do Sul