Na noite desta terça-feira (03/8), às 21h, a sala de operações da Brigada Militar de Bento Gonçalves recebeu uma ligação de uma mãe em pânico relatando que seu filho de apenas 1 ano e 10 meses não estava respirando.
De imediato os policiais que estavam no atendimento do telefone de emergência começaram a acalmar os pais com orientações dos procedimentos e ao mesmo tempo uma equipe deslocava para prestar apoio.
Em poucos minutos os policiais já estavam na residência localizada no bairro Eucaliptos onde encontraram a criança desacordada, sendo necessário realizar a manobra de Heimlich e conduzir imediatamente a criança para o hospital para o tratamento adequado.
Durante o deslocamento a equipe manteve os procedimentos, sendo que na chegada ao hospital a criança já possuía sinais vitais normais.
O que é a manobra de Heimlich
É uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.
Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e que faz com que o objeto seja expulso dos pulmões.
A manobra foi inventada pelo médico estadunidense Henry Heimlich, em 1974, e pode ser praticada por qualquer pessoa, bastando que se siga corretamente as orientações.