Polícia

Polícia recupera cinco celulares em Vacaria

Os aparelhos representavam um prejuízo de mais de R$5 mil às vítimas

Polícia recupera cinco celulares em Vacaria
Polícia recupera cinco celulares em Vacaria

Entre o final da tarde desta terça-feira (26) e a manhã desta quarta-feira (27), a Delegacia de Polícia Civil de Vacaria registrou a restituição aparelhos telefônicos. Na ocasião, a polícia recupera cinco telefones celulares furtados na cidade.

De acordo com informações, a Polícia Civil  devolveu aos proprietários os telefones celulares furtados. Os equipamentos representavam um prejuízo de mais de R$ 5 mil às vítimas, recuperados em ações da SI/DP/Vacaria.

Os compradores/receptadores dos telefones furtados irão responder a inquéritos policiais por crimes de receptação dolosa, com penas de reclusão de 1 a 4 anos.

 

***

Sobre a Polícia Civil

A Polícia Civil Gaúcha, através da ACADEPOL, foi a primeira Polícia da América Latina a implementar a disciplina de Direitos Humanos, na formação do policial, através da Lei Estadual nº 8.776, de 23 de dezembro de 1988. Em 1989 a Constituição Estadual transforma a Escola de Polícia em Academia de Polícia Civil (ACADEPOL). A Chefia de Polícia (e o Comando-Geral da PM) ficam vinculados, diretamente, ao Governador do Estado, conforme estabelecido no art. 144, § 6°, da CF. No de 1995, o Estado cria a Secretaria da Justiça e da Segurança Pública e, no âmbito da Polícia Civil. Cria-se, também, o DENARC.

Mais adiante, em 1997, o Estado cria o DEIC. Na realidade, o DEIC tem sua origem na DI (Divisão de Investigações), que era vinculada ao Departamento de Polícia Metropolitana. Com a Lei 10.997, que estabelece a organização básica da Polícia Civil, criam-se os seguintes órgãos: Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (extingue-se a DIPAME), o DPTRAN (trânsito), o Conselho de Administração Superior. O Departamento de Organização e Correição (DOC) passa a ser Corregedoria-Geral de Polícia (COGEPOL). Extingue-se o DECON (consumidor), que passa a ser uma Delegacia de Polícia especializada do DEIC. No ano de 2011, a Chefia da Polícia Civil cria a Assessoria de Direitos Humanos.