A Polícia Civil investiga a morte de uma criança recém nascida por suposta negligência médica, na cidade de Bento Gonçalves, nesta terça-feira (29). Henry Gabriel Theodoro da Silva, de apenas três dias de vida, teria tido atendimento negado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Maria Goretti, conforme relato de familiares.
Henry Gabriel nasceu no dia 26 de agosto, sábado. No dia seguinte, domingo (27), ele e a mãe Andressa receberam alta e foram para casa. Porém, na manhã da segunda-feira (28), o bebê começou a chorar e urinar sangue.
Preocupada, a mãe da criança levou-a até a UBS do bairro Maria Goretti e descreveu os sintomas a uma enfermeira, a qual, segundo relato da família, teria se negado a examinar o recém-nascido, alegando que isso acontecia devido o mau jeito na hora de amamentar.
Então, Andressa, juntamente com Henry, foi até a UPA do bairro Botafogo, por volta das 17h30. Porém, quando os médicos foram iniciar o atendimento, foi constatado que o pequeno já estaria sem vida. Foi tentado reanimá-lo, mas sem sucesso.
Revoltados, os pais da criança se deslocaram até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Bento Gonçalves para fazer o registro de ocorrência.
Diante dos relatos da família, o delegado plantonista determinou que seja feita a necropsia para que, posteriormente, a causa da morte seja investigada, assim como o atendimento dispensado na UBS.