A Polícia Federal deflagrou a operação Novos Rumos visando combater o tráfico internacional de drogas através dos portos brasileiros. Na manhã desta quarta-feira (24), os agentes cumpriram dez ordens judiciais, sendo quatro mandados de prisão preventiva e outros seis mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, Magé e Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. Entre os alvos estão os mergulhadores profissionais.
Um grupo criminoso ligado à principal facção fluminense é responsável pelo envio de carregamentos de cocaína em sua forma mais pura, sendo o cloridrato de cocaína, por meio de embarcações para a Europa. O entorpecente fica armazenado em depósitos localizados nas comunidades para posterior remessa por meio de navios destinados ao continente europeu.
Para ter acesso ao destino dos navios de interesse, o grupo criminoso contava com o apoio de funcionários contratados do porto, que apresentavam as rotas das embarcações atracadas. Além disso, os mergulhadores profissionais eram responsáveis por ocultar a droga nos cascos dos navios. Durante o trabalho investigativo, os policiais federais interceptaram mais de 1,4 tonelada de cloridrato de cocaína.
Fonte: Correio do Povo