Bento Gonçalves

Policia Civil segue investigações de grupos milicianos após prisões na Serra e Região Metropolitana do RS

Denúncias sobre crimes de roubos e extorsões podem ser realizadas anonimamente ao Deic pelo disque-denúncia 0800-510-2828

(Foto: Policia Civil/Divulgação)
(Foto: Policia Civil/Divulgação)

No último dia 26 de dezembro a Polícia Civil deflagrou a Operação Milicianos, onde cinco homens foram presos entre os municípios de Bento Gonçalves e Novo Hamburgo.

A investigação é do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e teve inicio em outubro de 2019 após denúncias de pessoas que vinham sendo ameaçadas, perseguidas e até mesmo agredidas pelos criminosos, devido a dividas adquiridas por estas pessoas.

O delegado titular da 1ª DR  de Porto Alegre, João Paulo de Abreu conta sobre a abordagem destes cobradores que ameaçavam matar os devedores.

“Tivemos acesso ao conteúdo de alguns desses contatos e percebeu-se que aquilo era incompatível com a forma em que uma cobrança extrajudicial se deve dar. A cobrança extrajudicial de dívidas é uma atividade licita prevista e regulamentada em código de defesa do consumidor e ali fica claro que essa cobrança deve-se dar com respeito ao devedor. A cobrança estava ocorrendo através de ligações telefônicas, da perseguição desses devedores aos seus locais de trabalho e moradia”.

A ação visou a apuração da autoria, materialidade e circunstâncias da prática de crimes de milícia privada e extorsão. Sendo cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão nas cidades, devido a identificação das residências dos suspeitos.

Foi verificada ainda, casos em que vítimas ficaram feridas ao sofrerem agressões dos criminosos. Um dos casos um devedor recebeu a ameaça que seria sequestrado, colocado no porta-malas de um veículo e levado ao encontro do líder desse grupo criminoso tendo sua cabeça cortada com uma serra.

“Percebemos a relação deles com o fato que vem sendo investigado a vários anos, alguns responsabilizados criminalmente, também pelo crime de extorsão e outros por apenas uma simples ameaça. Segue as investigações, análise de todo este material apreendido com os presos. Logicamente eles estão presos preventivamente ainda, é necessário que o inquérito policial decorrente dessa primeira fase da investigação seja entregue ao pode judiciário no prazo de dez dias da prisão, pretendemos fazer o quanto antes”, afirma o delegado.

Quatro homens foram presos em Bento Gonçalves e um deles em Novo Hamburgo, todos eles entre 27 e 53 anos. Foram apreendidos durante a ação veículos, celulares, uma arma e dinheiro. Um dos procurados em Bento Gonçalves tinha um revólver calibre .32 sendo autuado por porte ilegal de arma de fogo.

Denúncias sobre crimes de roubos e extorsões podem ser realizadas anonimamente ao Deic pelo disque-denúncia 0800-510-2828 ou pelos aplicativos WhatsApp e Telegram no número (51) 98418-7814.