Caxias do Sul

Polícia Civil realiza operação de combate ao tráfico de drogas sintéticas no RS

Polícia Civil realiza operação de combate ao tráfico de drogas sintéticas no RS

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (6) uma ação estadual que pretende combater uma quadrilha que vendia drogas sintéticas. A Operação Candy Shop cumpriu 11 mandados de busca e apreensão e dez de prisão preventiva. A investigação da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) começou há cinco meses e monitorou a venda de drogas em toda a região da Serra Gaúcha.

As ações simultâneas ocorreram em Caxias do Sul, Vacaria, São Gabriel, Santa Maria e Esteio, na Região Metropolitana. Em Caxias, as prisões ocorreram nos bairros Bela Vista, Reolon, São Ciro, Jardim Iracema, Desvio Rizzo, Cruzeiro e Lourdes. Um dos alvos segue foragido. Durante as buscas, foram encontradas diversas drogas: porções de maconha, êcstasy, cocaína e LSD. A ação contou com o apoio da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DPHPP) e o 1º Distrito Policial de Caxias do Sul.

De acordo com a Defrec, o comércio dos entorpecentes era orquestrado por um dos presos na ação desta terça. A companheira dele era quem cuidava da parte administrativa, fazendo o pagamento das drogas que eram fornecidas por um morador de Esteio. Esses três abasteciam a região da Serra, vendendo a droga para traficantes menores, que revendiam em festas de música eletrônica.

As investigações se intensificaram no mês de maio de após uma prisão em flagrante realizada pela Brigada Militar (BM). Um dos alvos que estavam sendo monitorados foi detido com 150 unidades de êcstasy recebidas na Estação Rodoviária de Caxias do Sul. Em um ano, o mesmo traficante foi preso três vezes em flagrante.

O nome da Operação Candy Shop, se traduz do inglês “Loja de Doce”. “Doce” e “Bala”, que são os nomes que os traficantes e usuários utilizam para se referir a LSD e êcstasy, respectivamente.