Agentes da Delegacia de Repressão à Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Caxias do Sul, deflagrou a 4º fase da Operação Esplanada. A ação é resultado de um ano de investigações que iniciaram após notícias de que um grupo criminoso organizado estaria atuando no tráfico interestadual de drogas, principalmente drogas sintéticas e cocaína, entre os Estados de SC e RS.
Nesta fase da operação, foram cumpridos 07 mandados de busca e apreensão e 02 de prisão preventiva contra dois dos três líderes do grupo (idades de 33 e 27 anos). As ações policiais se concentraram nos Bairros São Caetano, Santa Catarina e Esplanada.
Em uma das residências-alvo (Bairro São Caetano) foi descoberto um laboratório de produção da droga haxixe, sendo apreendidos equipamentos de produção da droga, 02 kg de maconha e balanças de precisão.
Em Caxias do Sul, os entorpecentes eram revendidos por meio de “tele-entrega”
A primeira fase da operação, desencadeada em 29/04/2022, resultou na prisão de 08 pessoas e na apreensão de mais de 2.000 comprimidos de ecstasy, além de grande quantidade cocaína. As medidas cautelares foram cumpridas nos Bairros Santa Catarina, São Caetano e Santa Lúcia, em Caxias do Sul e no Bairro Ipanema, em Farroupilha. Um dos principais líderes foi detido pelo agentes da DRACO no estado de Santa Catarina – Balneário Arroio do Silva.
Já na segunda fase, deflagrada dia 02/06/22, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, bem como de prisões preventivas, resultando na detenção de seis indivíduos que participavam das ações criminosas.
Na 3º fase, os policiais civis cumpriram mandados de buscas e apreensão em residências localizadas nos bairros Santa Fé, Esplanada, Cruzeiro, além de um restaurante japonês localizado no bairro São Pelegrino. Nessa fase da operação, foram apreendidos 5,5 kg de maconha; 1,5 kg de cocaína; 120 gramas de haxixe; 568 de comprimidos de ecstasy, além de balanças de precisão e apetrechos para fracionamento de droga. Duas pessoas foram presas em flagrante durante a ação.
Durante o desdobramento da 3ª fase, policiais interceptaram pacotes que estavam sendo entregues aos investigados por meio dos correios. De tal ação, restou apreendido 240 pontos de LSD e aproximadamente 100 gramas de haxixe.
A presente ação contou com o apoio das Delegacias de Polícia de Caxias do Sul (DEAM, DHPP, 1ª, 2ª e 3ª Delegacias de Polícia Distritais e SIPAC-8ª RP)
O saldo total da OPERAÇÃO ESPLANADA, somados nas 4 fases são:
– 20 pessoas presas;
– 2768 unidades de ecstasy;
– 03 kg de cocaína;
– 08 kg de maconha;
– 170 gramas de haxixe;
– 6 porções de MDMA; e
– 240 pontos de LSD.