Polícia

Polícia Civil prende homem com quase 100 quilos de maconha em sua residência em Viamão

A ação resultou na apreensão de 135 tijolos de maconha, pesando 99 quilos.

Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio da 4ª DIN/Denarc, na tarde de sexta-feira (15), prendeu um homem com quase 100 quilos de maconha no bairro Vila Elsa, em Viamão. Segundo a Delegada Ana Flávia Leite, a investigação ocorreu após o recebimento de informações sobre uma residência estar sendo utilizada para armazenamento de entorpecentes.

Após a devida identificação da residência, a equipe de policiais deslocou até o local no intuito de realizar a identificação e monitoramento do alvo. A ação resultou na apreensão de 135 tijolos de maconha, pesando 99 quilos, além de duas balanças de precisão. Na residência, no momento da ação, estava um indivíduo de 51 anos de idade.

O homem foi preso em flagrante, sendo conduzido ao sistema prisional, onde segue à disposição da justiça para responder pelo crime de tráfico de entorpecentes. A investigação prossegue para identificar e responsabilizar criminalmente os demais membros do grupo criminoso.


Oito pessoas são presas durante operação Wall Street no RS

Na manhã desta quinta-feira (14) a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas de Xangri-Lá, desencadeou a Operação Wall Street. Ao todo, oito pessoas foram presas durante o cumprimento das medidas cautelares que foram cumpridas nas cidades de Capão da Canoa, Novo Hamburgo e Porto Alegre. Durante a ação foram apreendidos automóveis de luxo, um jet-ski, valor em espécie, drogas, documentos e outros elementos indiciários.

Ao longo das investigações, que duraram aproximadamente um ano, foi apurado que os acusados procuravam vítimas com dívidas de financiamento em seus veículos e prometiam a quitação desta, porém a dívida não era paga e o carro vendido a outra vítima, ficando as duas em litígio na justiça pela posse do bem e os estelionatários com o dinheiro da venda. O lucro obtido através dos ilícitos praticados era utilizado para financiar o alto padrão de vida mantido pelos acusados, que ostentavam no dia a dia o uso de automóveis de luxo, passeios em motos aquáticas (jet ski), festas, dentre outro.

Quando as vítimas reportavam que iriam procurar autoridades policiais para noticiar os fatos, passavam a ser ameaçadas, inclusive com emprego de arma de fogo, dentre outras formas de coação, visando elidir qualquer ação policial contra a associação criminosa.

Durante o monitoramento da associação criminosa, foi constado que os acusados atuavam no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, sendo que somente no estado de Santa Catarina, foram registrados 45 boletins de ocorrências policiais contra os acusados.

Operação

Ainda, verificou-se que parte dos acusados possuem envolvimento com o tráfico de drogas, sendo que um destes chegou a ser preso no curso das ações, em flagrante delito, quando tentava levar drogas para o interior de uma Penitenciária Estadual mediante o uso de drone.

A Operação contou com apoio da DP de Xangri-Lá, DP de Pinhal, DP de Torres, DP de Osório, DP de Imbé, DP de Capão da Canoa, DP de Mostardas, DP de Tavares, DP de Tramandaí, DP de Terra de Areia, DP de Sapiranga, 2ª e 3ª DP de Novo Hamburgo, além da 4ª DP, 12ª DP, 16ª DP, 19ª DP e 20ª DP, todas de Porto Alegre.