A Polícia Civil do Rio Grande do Sul inaugurou a nova Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) em Vacaria. A unidade passa a funcionar no mesmo prédio da 25ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, na Rua Júlio de Castilhos, nº 1194, no Centro do município.
Com a nova estrutura, a Draco de Vacaria atuará nos municípios que integram a 25ª Região Policial, com foco na repressão a crimes como lavagem de dinheiro, organização criminosa, furtos e roubos a bancos e instituições financeiras, extorsão mediante sequestro, roubos a transportes de valores e de cargas, além de investigações relacionadas ao narcotráfico.
Atuação e Competências da Draco de Vacaria
A delegacia também terá competência concorrente para investigar homicídios qualificados, latrocínios e crimes de abigeato praticados por organizações criminosas, podendo intervir em casos de maior complexidade.
A nova sede conta com uma estrutura física de 120 metros quadrados. A reforma do espaço foi realizada pelo Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), com recursos de uma emenda parlamentar impositiva da Câmara de Vereadores, no valor de R$ 25 mil. O mobiliário e os equipamentos foram doados pelo Ministério Público, Poder Judiciário e pela Vinícola Campestre, por meio do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do RS (PISEG).
Durante a cerimônia de inauguração, também foi entregue uma viatura Toyota Corolla Cross, adquirida com recursos do PISEG, com apoio financeiro da Vinícola Campestre.
Inauguração e Presenças Notáveis
Com a instalação da unidade em Vacaria, a Polícia Civil passa a contar com 25 Dracos em funcionamento no estado. Participaram da solenidade o Chefe de Polícia, Delegado Heraldo Chaves Guerreiro; o Diretor do Departamento de Polícia do Interior, Delegado Cleber dos Santos Lima; o Delegado Regional Carlos Alberto Defaveri; o representante do prefeito, Fabiano Domenico Paim; a deputada estadual Nadine Tagliari Anflor, entre outras autoridades e convidados.