Polícia

Polícia Civil gaúcha deflagra operação contra lavagem de dinheiro

Quatro pessoas foram presas na operação policial | Foto: Polícia Civil/Divulgação
Quatro pessoas foram presas na operação policial | Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta-feira (24) a Operação Ruína, que combate lavagem de dinheiro de uma organização criminosa que atua no bairro Mário Quintana, na zona norte de Porto Alegre. Quatro pessoas foram presas.

Dez mandados de busca e apreensão e seis de prisão estão sendo cumpridos por noventa policiais. De acordo com a polícia, foi determinado o sequestro de R$6,3 milhões em bens e valores.

O líder do esquema é José Dalvani Nunes Rodrigues, considerado líder do tráfico no bairro Mário Quintana e com ligações com outras organizações criminosas. A polícia afirma que Rodrigues ocupava uma posição importante no tráfico da Capital e estaria por trás de combates violentos entre o grupo e seus inimigos. Em agosto do ano passado, ele foi preso no Paraguai, sob suspeita de sete assassinatos.

As informações da polícia dão conta de que Rodrigues lavava dinheiro adquirindo imóveis em nomes de laranjas ou transferindo dinheiro em espécie para contas de pessoas físicas e jurídicas em diversos estados do país. Foram identificados laranjas de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul.

A investigação policial também localizou vários imóveis pertencentes ao criminoso, a maioria deles no bairro Mário Quintana, em Porto Alegre. Um dos imóveis é uma casa de veraneio em Xangri-Lá, no Litoral Norte. Contas bancárias também foram bloqueadas e veículos foram sequestrados.

Colaboração: Andreas Weber/Jovem Pan Grande POA FM 90,7